Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica promove o debate Gerações Interativas: o uso responsável das telas digitais. Saiba mais e participe!

A Fundação Telefônica promove debate sobre o uso responsável das telas digitais
A Fundação Telefônica promoverá, no dia 30, o debate Gerações Interativas: o uso responsável das telas digitais. O evento, destinado sobretudo a educadores e especialistas, acontecerá a partir das 14h30 na sede da Telefônica. Uma das preocupações a serem abordadas refere-se à precocidade das crianças no uso das telas digitais (TV, Internet, Celular e videogames), bem como os riscos a que estão expostas, inclusive devido a pouca orientação que recebem a respeito. As inscrições para o debate estão abertas e são gratuitas.
O debate terá a participação da espanhola Charo Sábada Chalezquer, coordenadora da pesquisa “A Geração Interativa na Ibero-América”, que revelou o comportamento de crianças e adolescentes diante das telas. Mais de 800 escolas de países da América Latina, inclusive do Brasil, participaram da pesquisa. Também estarão debatendo Âmbar de Barros, coordenadora do escritório da Unesco em São Paulo, fundadora da ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e coordenadora de campanha junto à sociedade civil sobre o uso responsável da Internet; Rodrigo Nejem, da SaferNet Brasil, organização cuja atuação é voltada ao uso consciente da Internet; e Claudemir Viana, coordenador da comunidade virtual “Minha Terra” do Portal EducaRede, da Fundação Telefônica.
Trata-se de um tema que está presente no dia a dia do EducaRede, que é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica nos países onde a instituição atua ( Espanha e maisoito países da América Latina, como o Brasil). Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos. Lançado há sete anos, o EducaRede registra aproximadamente 190 mil pessoas cadastradas, entre educadores, pais e alunos, em todo o país.
“As novas gerações de crianças e adolescentes se familiarizaram rapidamente com as tecnologias, enquanto  os adultos custam a entendê-las para poder ensinar e orientar, daí a importância da discussão sobre o uso responsável das telas digitais”, explica o diretor-presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlin, que mediará o debate.
As inscrições poderão ser feitas através do portal EducaRede (www.educarede.org.br). As vagas são limitadas.

Sobre a Fundação Telefônica no Brasil

Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixo central a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Hoje, seus principais programas são o EducaRede e o Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os programas Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica promove debate sobre o uso responsável das telas digitais
Fundação Telefônica promove debate sobre o uso responsável das telas digitais