Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University Sugata Mitra é o convidado especial da Fundação Telefônica para a Campus Party 2012.

Sugata Mitra ficou conhecido por seu experimento “Hole in the Wall”

O pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, o indiano Sugata Mitra, é o convidado especial da Fundação Telefônica para a Campus Party 2012. Mitra fará palestra no evento no dia 7 de fevereiro, às 19h. Ele falará a uma audiência formada por campuseiros e por um grupo de 250 educadores, que estarão integrando a EducaParty, ação totalmente voltada para a educação dentro da Campus, organizada pela Fundação Telefônica.

Mitra, que também é professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é um dos maiores pesquisadores do mundo na área de tecnologia educacional, já tendo sido descrito como um “Superstar da Educação Global” pelo jornal inglês “The Times”.  Em 1999, ele realizou um experimento, que viria a ser conhecido como “Hole in the Wall”, que consistiu na colocação de um computador com acesso à Internet num buraco de um muro em local público em uma favela em Nova Delhi, na Índia. Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, autonomamente, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador e como estar on-line. Depois, umas ensinavam as outras a navegar.

O professor repetiu o experimento em diferentes localidades urbanas e rurais da Índia e tem comprovado que crianças de fato podem aprender interagindo com as telas digitais, sem necessidade de uma orientação formal e presencial. Sugata Mitra trabalha, ainda, em área da Ciência Cognitiva, Ciência da Informação, Física e Energia.
EducaParty
A Fundação Telefônica vai promover a EducaParty entre os dias 7 e 10 de fevereiro, período durante o qual serão desenvolvidas atividades especiais voltadas para a educação. Serão convidados educadores de todo o país, entre professores de escolas públicas, de Organizações Não-Governamentais e universidades, além de alunos de pedagogia e gestores públicos. Dentre as atividades planejadas, estão jornadas de aprendizagem, oficinas de experimentação com ferramentas da web e celulares e debates com especialistas.

A Campus Party, maior acontecimento de tecnologia, inovação, entretenimento digital, ciência e cultura digital do mundo, acontecerá entre 6 e 12 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. Mais informações em www.campus-party.com.br.
Mais informações:
Sugata Mitra no Ted

O Buraco no Muro

EducaParty

Fundação Telefônica traz Sugata Mitra para a Campus Party 2012
Fundação Telefônica traz Sugata Mitra para a Campus Party 2012