A Fundação Telefônica Vivo apoia o projeto Curta Histórias, uma iniciativa sobre africanidade que aborda a diversidade étnico-racial brasileira.

Fundação Telefônica Vivo apoia projeto sobre africanidade com o uso de TIC. Descubra o Curta Histórias

Incentivar o surgimento de novos talentos e estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas audiovisuais são alguns dos objetivos do projeto Curta Histórias – uma iniciativa do Ministério da Educação realizada com o apoio da Fundação Telefônica Vivo – que está mobilizando alunos de escolas públicas de todo o país.

A Fundação Telefônica Vivo mantém um estreito relacionamento com o MEC em projetos educacionais com metodologias inovadoras e desenvolvimento social em áreas urbanas e rurais. Faz parte da estratégia da Fundação influenciar institutos, fundações e o governo para temas que transformam a sociedade.

O projeto Curta Histórias consiste em um festival de curta-metragem com vídeos produzidos por alunos com seus aparelhos celulares ou câmeras caseiras. Com duração de até um minuto, as produções devem abordar a diversidade étnico-racial brasileira. Cada escola pode participar com apenas um curta produzido por uma equipe formada por um professor e até cinco alunos.

O convite para que os estudantes brasileiros se engajassem a participar do Curta Histórias foi feito por Liliam Thuram, ex-jogador de futebol da seleção francesa, que, atualmente, se dedica a combater o racismo em todo o mundo. Assista aqui a mensagem que Liliam deixou para os alunos durante sua passagem pelo Brasil, no mês de março.

As equipes poderão se inscrever nas categorias: Ensino Fundamental – anos iniciais; Ensino Fundamental – anos finais; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos. Os dois primeiros lugares de cada modalidade serão premiados, sendo que alunos, professores responsáveis e escolas participantes receberão prêmios distintos em uma cerimônia oficial que acontecerá, no mês de maio, em Brasília.