A plataforma Escolas Conectadas, que faz parte do programa ProFuturo, foi reconhecida na categoria Aprendizagem e Educação

#Educação#Escolasconectadas

Imagem mostra pessoas sorrindo e aplaudindo a entrega do prêmio

Desde 2015, o projeto Escolas Conectadas, plataforma on-line gratuita de formação continuada, incentiva o ensino a distância para educadores. Em 2021, o projeto foi reconhecido na edição de 2021 do World Summit Awards Brasil (WSA Brasil), na categoria Aprendizagem e Educação.

A gerente sênior de Educação da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, representou a instituição no evento de premiação. O encontro foi realizado on-line e ao vivo, em 31 de agosto, durante o Digitalks Expo 2021, um dos maiores eventos do Brasil com foco em negócios na economia digital.

O WSA é uma premiação global que seleciona e promove os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.

No Brasil, o prêmio seleciona, promove e divulga anualmente os projetos mais inovadores, criativos, inclusivos e com maior impacto social, que ofereçam soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Temos um campo fértil com vários projetos inovadores, com tecnologias modernas atreladas às causas sociais com conteúdo inteligente, que melhoram a igualdade, o acesso à informação e à inclusão. E o WSA Brasil tem esse cuidado em escolher projetos que cumprem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU), dando a eles visibilidade internacional”, afirma Cid Torquato, embaixador do Prêmio WSA Brasil em publicação do site Metrópoles.

Os projetos inscritos na categoria Aprendizagem e Educação – na qual a iniciativa da Fundação Telefônica Vivo foi premiada – foram avaliados segundo critérios, como: fornecer soluções inteligentes para acesso fácil à educação para todos; apoiar a transferência de conhecimentos e o ganho de habilidades de maneira complexa e interativa; ajudar professores a aprimorar e simplificar o ensino e a criação de materiais e encontrar novos métodos e soluções inovadoras de ensino usando as TIC; entre outros.

Em setembro, o Escolas Conectadas e os demais projetos vencedores da etapa nacional irão concorrer à etapa global do WSA, concorrendo com iniciativas de 180 países. Os cinco vencedores de cada categoria serão anunciados no mês de dezembro.

Cursos do Escolas Conectadas promovem práticas pedagógicas inovadoras

O Escolas Conectadas é uma iniciativa do ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”. Por meio da prática de metodologias inovadoras de ensino, promove a inclusão de educadores na cultura digital e incentiva o desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos.

O projeto está presente em 21 redes estaduais de ensino e 61 redes municipais, além de ser parceiro de organizações não governamentais. Somente em 2020, foram ocupadas 375.700 vagas nos cursos, com 142.546 professores inscritos na plataforma. Até agosto de 2021, foram mais de 181.450 inscrições em cursos e 73.449 educadores atendidos.

Fundação Telefônica Vivo conquista o prêmio WSA Brasil em Educação