A Associação Espanhola de Fundações reconheceu a Fundação em categoria que enaltece o potencial transformador para a sociedade digital

Homem usando camiseta do programa de voluntariado do Grupo Telefônica Vivo mostra tablete a jovens

A Associação Espanhola de Fundações (AEF) é responsável por garantir a representação e o apoio às fundações da Espanha em relação a outros órgãos do Estado e, há três edições, reconhece por meio do Prêmio Transformação Digital os destaques do setor no cumprimento dos valores e objetivos de interesse geral.

Em 2018, a Fundacíon Telefònica foi reconhecida na categoria de Transformação Digital. As demais instituições premiadas foram a Fundação Magdalena Moriche, em Iniciativa Filantrópica, a Fundação Biodiversidade do Ministério da Transição Ecológica, na categoria Colaboração e a Fundação Adsis, por Inovação Social.

“Em 2016, lançamos os Prêmios AEF, a fim de promover os valores que marcam o desenvolvimento da atividade de fundações, aumentando, por sua vez, o impacto na vida dos cidadãos”, destaca Javier Nadal, presidente da organização. O júri formado para analisar as propostas recebidas foi composto por presidentes e CEOs de organizações conceituadas, além de vice-diretores de veículos como o jornal ABC e o El País.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, no âmbito do Demos de 2018: Fundações Fórum e Sociedade Civil. O encontro acontecerá na sede MediaLab-Prado e Caixa Forum Madrid e serão entregues às quatro fundações um diploma e um símbolo artístico.

Fundación e a transformação digital

A Fundacíon Telefónica lançou a estratégia global de Transformação Digital em 2017 com o objetivo de combinar a sua trajetória no campo social à tecnologia. Desta forma, é possível alcançar maior impacto e atingir eficiência operacional nas ações e projetos desenvolvidos pela instituição.

Essa área estratégica envolve toda a instituição, com um duplo escopo: um interno, em termos de transformação de perfis, processos, ferramentas de trabalho, sistemas e DNA como organização, além de um externo, por meio de projetos que visam contribuir para a sociedade nas quatro linhas de intervenção operadas pela Fundação: educação, empregabilidade, voluntariado corporativo, e, por fim, arte e cultura digital.

Levando isso em consideração, o júri da AEF destacou como principal diferencial dos projetos da Fundacíon “o impulso determinado a transformar os movimentos tecnológicos num instrumento ao serviço da sociedade digital, que responda às exigências da igualdade de oportunidades e à difusão do conhecimento para todos”.

Baseado em três pilares, aplicados a todos os programas: unidade de tecnologia e sistemas; unidade de inovação e digitalização, além de outra de big data e analítica avançada aplicada, o plano atinge um objetivo triplo com mais eficiência, mais impacto social e melhor posicionamento. Graças à transformação digital, a Fundación também evolui como organização para obter agilidade e complementar iniciativas inovadoras, usando a tecnologia para maximizar a geração de valor social.

Replicado do site da Fundacíon Telefônica Espanha: https://www.fundaciontelefonica.com/2018/07/05/premio-transformacion-digital-asociacion-espanola-fundaciones-aef/

Fundacíon Telefónica recebe o Prêmio de Transformação Digital na Espanha