Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

Doar sangue é um hábito saudável e que vale a pena adotar! Além disso, hospitais consomem 230 bolsas de sangue por hora no Brasil, então toda ajuda conta.

Você sabia que o Brasil utiliza diariamente 5.500 bolsas de sangue?

Você sabia que o Brasil utiliza diariamente 5.500 bolsas de sangue? Fazendo as contas, isso dá uma média de 230 bolsas a cada hora. São tantos os casos em que é preciso recorrer a um banco de sangue (transplantes, grandes cirurgias, acidentes, pessoas que fazem quimioterapia) e muitas vezes os estoques estão deficientes. Se você já teve um amigo ou parente que passou por esta necessidade, sabe da importância deste ato de solidariedade – e que não custa nada.

Doar sangue é um hábito saudável, pois o organismo consegue renovar o sangue doado rapidamente. Além disso, uma única bolsa de sangue pode salvar não apenas uma, mas três vidas. O sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.

A doação de sangue é rápida – não demora mais do que meia hora – e é muito segura. Tudo é feito com material descartável e a entrevista é mantida em sigilo absoluto.

Veja os requisitos para ser um doador:

– Ter mais de 18 e menos de 60 anos
– Pesar acima de 50 kg
– Homens podem doar com intervalo de 60 dias e mulheres após 90 dias

Quem não pode doar:

– Quem teve Hepatite após os 10 anos de idade ou teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas
–  Pessoas que tiveram malária
– Quem sofre de Epilepsia, diabetes ou tenha contraído Sífilis
– Quem fez tatuagens recentes (menos de 1 ano)
– Ter recebido transfusão de sangue nos últimos 10 anos
– Ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas antes da doação
– Quem está exposto ao vírus da AIDS (pessoas que não usam preservativos nas relações sexuais, que tenham tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses ou que sejam usuárias de drogas injetáveis).

Participe da campanha de doação de sangue dos Voluntários Telefônica. Inscreva-se agora! (clique aqui)

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

O post Hospitais consomem 230 bolsas de sangue por hora no Brasil apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Hospitais consomem 230 bolsas de sangue por hora no Brasil