Estudo busca mapear retrato atual da juventude e os desafios para promover sua inclusão em um mercado cada vez mais voltado para a economia digital
No próximo dia 16, às 10 horas, em webinar na página do YouTube do Canal Futura, será lançado o estudo “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, apresenta as tendências e o retrato das juventudes no país, em busca de estratégias para a inclusão produtiva e social desse público.
O estudo é da Fundação Telefônica Vivo, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymax e GOYN SP, e foi executado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas.
Gestores públicos desempenham papel-chave
A pesquisa realizou o mapeamento de um momento emblemático para o futuro do trabalho: enquanto os últimos anos foram marcados por períodos de recessão econômica e pandemia, o mercado buscou novas tendências para acelerar modelos de negócio e, por outro lado, transformá-los em soluções sustentáveis para a sociedade. Entre as principais tendências, o estudo mostra que a digitalização da economia impacta a oferta de vagas e acelera a flexibilização das relações de trabalho.
A diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, destaca a importância de incluir os gestores públicos no debate, que devem exercer o papel de mediadores do aprendizado dos alunos em relação às competências e habilidades tecnológicas que estão relacionadas aos novos caminhos da economia digital.
“O desenvolvimento de competências digitais, passa pela educação pública e por ampliar as oportunidades dos jovens a cursarem itinerários de formação técnica e profissional que os preparem para o mundo do trabalho. Por isso, é urgente o investimento no letramento digital dos jovens e a inserção da cultura digital em seus contextos educacionais”, conclui Lia Glaz.
Sobre o evento
Lançamento da pesquisa “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”
Quando: 16 de março, de 10 às 12:00.
Onde: Canal do Futura no YouTube
Participantes:
– Eduardo Georjão Fernandes – Diretor do Instituto Cíclica
– Fausto Augusto Junior – Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
– Ronald Sorriso – Secretário Nacional da Juventude
– Marcus Barão – Presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (CONJUVE)
– Aguinaldo Nogueira Maciente – Especialista em Políticas de Emprego e Mercado de Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
– Mariana Zuppolini – Accenture Brasil
– Rafael Gioielle – Gerente Geral de Responsabilidade Social do Instituto Votorantim
– Getúlio Marques Ferreira – Secretário na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC)
– Sergio Firpo – Secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e de Assuntos Econômicos no Ministério do Planejamento
– Rafael Lucchesi – Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Diretor-Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI)
– Matheus Gastão – Goyn – United Way Brasil
– Anna Clara – Jovem Aprendiz no Coletivo Aprendiz Cieds, que faz parte da Rede Aprendiz Legal.
– Liliane – estudante do curso técnico em energias renováveis na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão de Araripina (PE)
Moderação: Leonne Gabriel, jornalista da Fundação Roberto Marinho