Promovido pela Fundación Telefônica em parceria com as outras fundações do Grupo, foi realizado o primeiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores.

O Encontro Internacional de Jovens Empreendedores reuniu experiências internacionais

Promovido pela Fundación Telefônica em parceria com todas as outras fundações do Grupo Telefônica, foi realizado em janeiro o primeiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores, que reuniu 40 jovens de sete países da Europa e América Latina, na sede de Wayra, em Madrid, Espanha.
Provenientes do Reino Unido, Alemanha, Brasil, Nicarágua, Peru, Colômbia e Espanha, os participantes – com idade de 18 a 25 anos – realizam projetos de empreendedorismo social. Entre as propostas estão sugestões para o acesso à água potável em áreas vulneráveis ​​do Peru, conscientização de doenças raras, uma plataforma digital para artistas, um treinamento para o desenvolvimento profissional de jovens, um empreendimento empresarial colaborativo ou a promoção de partilha de bicicletas – que, embora divergentes, têm em comum a vontade de mudar o mundo ou, ao menos, os lugares em que vivem.
“Somos criativos e temos muitas ideias, mas, às vezes, é difícil colocá-las em prática porque não temos o recurso. É maravilhoso ter programas como esse que acreditam em nosso potencial e colocam em prática nossas ideias”, contou Franklin, da Nicarágua.
Neste grupo está Luis Iván Cuende, parceiro do projeto Goliath e nomeado como o melhor hacker menor de 20 anos na Europa. Vencedor do HackNow, sua startup Asturix foi um dos 20 melhores projetos de Inovação da Campus Party Europa 2010. No time também se encontra Alec Urbarch, estudante da Universidade de Princeton e fundador de sua própria ONG educacional: a Giving from the Ground Up y Worldwise Comics, que enfatiza seus quadrinhos em temas educacionais, ciências, matemática, higiene e livros sobre questões sociais.
Entendemos que empreender, de modo geral, é um magnífico campo de treinamento e formação para os jovens e que o valor agregado nessas ações pode nos aportar em um mundo focado em projetos de empreendimento social, que possam transformar o entorno, as comunidades, os coletivos e os jovens que pensam em formas e ideias de mudar a vida de muitos para melhor. “Para mim, ser empreendedora social é despertar todos os dias sabendo porque eu levanto”, disse Dariele, uma das jovens representes do Brasil. E é para dar origem à frases como essa que o Grupo Telefônica com suas fundações direciona seus esforços para uma real mudança na sociedade.
Através deste encontro é proposto que os jovens compartilhem suas inquietudes sociais, oportunidades de trabalho em rede e experimentem a colaboração entre si. “Queremos que os jovens construam redes entre diferentes países onde temos programas de empreendimento social e que eles tentem buscar soluções para os problemas que encontram em seu dia a dia e, juntos, unam suas energias para a transformação social, se formem, inspirem e voltem aos seus países para contagiar muitos mais jovens sob este poder também”, afirma Luciana Ballarino, responsável por programas sociais para jovens na Europa e América Latina.
Contudo, o objetivo deste encontro é operar uma oportunidade de fortalecer e expandir essas redes, melhorar e reforçar os seus projetos de empreendedorismo social e sua própria aprendizagem, além de estabelecer contatos, compartilhar experiências e trocar conhecimentos com outras pessoas que estão passando por uma algo semelhante.

Jovens de sete países trocam experiências em encontro na Espanha