Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O lançamento do livro Voluntariado Digital, realizado pela Fundação Telefônica Vivo, reuniu especialistas e público interessado em mudar o mundo.

Lançamento reúne especialistas e público interessado em mudar o mundo

No dia 02 de dezembro foi lançado o livro Voluntariado Digital, um estudo acerca da prática de fazer o bem na era digital, realizado pela Fundação Telefônica Vivo e Monica Galiano.
O evento realizado na sede da Telefônica contou também com palestras e debates com especialistas da área. Gabriela Bighetti, presidente da Fundação, fez um breve discurso sobre os 15 anos de atuação da Fundação e contou um pouco sobre como foi o processo de elaboração do livro, fruto de 18 meses de pesquisa realizada em diversos países do mundo, para identificar tendências e oportunidades do Voluntariado Digital.
A convidada Beth Kanter, figura aclamada pelos seus trabalhos em parceria com ONGs e outros projetos voluntários, contou um pouco da sua trajetória de mais de 30 anos como ativista e sobre como as ações feitas na esfera digital têm potencial para transformar a forma com que o mundo lida com o voluntariado.
Sob a mediação de Alê Youssef, foi formada uma mesa de debates entre os palestrantes e outros convidados, dentre eles: Lorrana Scarpioni (fundadora do Bliive), Luis Guggenberger (o Gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo) e a própria Monica Galiano, idealizadora do livro.

Em uma fala inspirada, Monica falou sobre a solidariedade ser um impulso, e o “clicktivismo” uma reação espontânea, enquanto o voluntariado é uma expressão de solidariedade latente que ultrapassa o impulso, ao que Lorena Scarpioni respondeu que o impulso dos chamados “ativistas de sofá” serve como um despertar para o interesse pelas causas.

Beth Kanter expressou a necessidade das ONGs reconhecerem e criarem um relacionamento com essas pessoas, que podem efetivamente abraçar as causas e se tornarem valiosas contribuidoras das organizações que as cativarem da maneira correta.

Luis Guggenberger trouxe à mesa a experiência na Fundação de gamificar o voluntariado, transformando ações em jogos online que conseguem despertar a vontade de ajudar em diferentes pessoas, ampliando assim o público do voluntariado.

Através do Twitter, participantes que acompanharam o evento via streaming puderam enviar perguntas acompanhadas da hashtag #ftdivigal, que foram lidas em voz alta no palco e também debatidas pelo grupo, frisando mais uma vez o aspecto digital do movimento.

O objetivo do encontro, que aconteceu na Semana Mundial de Voluntariado e no #diadedoar, foi promover a discussão a respeito do Voluntariado Digital, um movimento que está revolucionando a prática de fazer o bem e influenciando pessoas e empresas através do uso da tecnologia, para promover a transformação da realidade de milhares de pessoas.

Faça download do livro aqui

Lançamento do Livro Voluntariado Digital reúne especialistas e público interessado em mudar o mundo
Lançamento do Livro Voluntariado Digital reúne especialistas e público interessado em mudar o mundo