Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica reconhece as instituições que estão transformando a educação brasileira.

Com o objetivo de identificar práticas criativas e inovadoras na educação básica brasileira, o Ministério da Educação (MEC), por meio de um grupo de trabalho nacional, abriu um edital no segundo semestre de 2015 contemplando organizações educativas e escolas públicas e particulares que atuam na formação de crianças, adolescentes e jovens.

Levando em conta cinco dimensões da inovação (gestão, currículo, ambiente, método e articulação), a apuração resultou no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica. O documento final, lançado em 22 de dezembro de 2015, reconhece 178 instituições por sua “vocação em liderar o processo de desenvolvimento a partir da educação”, como definiu a assessora especial do MEC, Helena Singer.

A lista – que chegou a receber 682 inscrições válidas – contempla as cinco regiões brasileiras: Sudeste (50,8%), Nordeste (21,9%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (7,6%). Seu raio de abrangência alcança todos os níveis de ensino: Educação Infantil (83 instituições), Ensino Fundamental (135), Ensino Médio (73) e Educação de Jovens e Adultos (40).

De acordo com a divulgação do Ministério, tanto zonas urbanas quanto rurais mostraram-se propícias à inovação, revelando que a transformação das escolas é possível – e está acontecendo – em diferentes contextos. Das 178 escolas selecionadas no Mapa, 4 são apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo. Confira:

O próximo passo a partir deste mapeamento será definir as diretrizes para a implantação de programas e políticas públicas que fortaleçam este tipo de experiência. A intenção, como declarou Helena, “não é universalizar a inovação, mas descobrir o que o Brasil já faz neste sentido e criar referências para uma possível transformação da escola”.

Mapa identifica 178 instituições que promovem o desenvolvimento a partir da educação
Mapa identifica 178 instituições que promovem o desenvolvimento a partir da educação