Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade
ESTUDO ANALISA O IMPACTO DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO.
BAIXE AQUI

Conheça instrumentos que ajudam a trilhar uma jornada empreendedora e fortalecem o protagonismo juvenil na construção de um projeto de vida

 

O programa Pense Grande se baseia nos pilares Empreendedorismo, Comunidade e Tecnologia para apoiar a construção de negócios de impacto social. A partir do fortalecimento da cultura empreendedora e do desenvolvimento do empreendedorismo social, a intenção é disponibilizar ferramentas que impactem positivamente a vida de jovens e os ajudem a construir um projeto de vida.

A valorização do protagonismo juvenil ganha cada vez mais relevância, já que permeia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o conjunto de competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.

O projeto de vida também está relacionado à reforma do currículo do Novo Ensino Médio, que pretende preparar estudantes para que sejam capazes de definir objetivos pessoais, estabelecendo escolhas que influenciarão a formação profissional e como cidadão.

A metodologia do Pense Grande, dividida em dez passos, traz um capítulo dedicado justamente ao autoconhecimento e disponibiliza ferramentas para além da construção de um empreendimento social, pois propõem aos jovens relacionar planejamento estratégico à vida pessoal trabalhando conceitos como prazos, metas e ações para planejar o futuro.

 

Um caminho para construir um projeto de vida

A construção de um projeto de vida envolve entender conceitos como missão, vocação, profissão e paixão. Uma das ferramentas apresentadas para organizar tudo isso é o ikigai, termo que em japonês significa “razão de ser” e estabelece a conexão entre a essência de uma pessoa e o seu propósito. Ou seja, foca o ponto de intersecção entre o ser e o fazer.

O diagrama toma forma na intersecção dos círculos e com as respostas para cada um dos eixos representados, como na figura abaixo. Uma vez construído, é possível levantar uma reflexão que transita do particular ao universal, entendendo a influência exercida poraspectos como cultura, comunidade e entorno na identificação de competências, habilidades e desejos.

Outros instrumentos são apresentados na atividade sobre projeto de vida, em que se é convidado a desenhar uma estrada, assumindo que a jornada não é necessariamente linear. A partir deste trajeto, é preciso refletir sobre metas, sonhos e como se pretende atingir cada um deles.

O desenvolvimento pessoal é colocado em etapas para que se possa visualizar onde se está agora e tudo que é necessário percorrer para atingir seus objetivos. O infográfico abaixo traz detalhes de toda a atividade:

Dicas para conduzir a atividade:

– É importante que os estudantes fujam de respostas óbvias ou evasivas, pois precisam ter dimensão de suas responsabilidades para atingir os objetivos.
– Incentive o detalhamento das ações. Exemplo: “Entrarei num curso de linguagem de programação para aprender mais sobre a área que desejo atuar profissionalmente”
– Quanto mais específico, mais fácil saber por onde começar.

Metodologia Pense Grande traz ferramentas para construir um projeto de vida
Metodologia Pense Grande traz ferramentas para construir um projeto de vida