Logo EnlighTedRelembre aqui o enlightED 2021

O movimento “Juntos pelo ECA” definiu um plano de ações para 2011. Entre as metas está o atuação social das empresas participantes. Confira!

Conheça as iniciativas do movimento “Juntos pelo ECA”

O movimento “Juntos pelo ECA”, que nasceu ano passado a partir da mobilização inédita de 12 empresas e instituições sociais para a comemoração dos 20 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, definiu um plano de ações para 2011.  A partir de abril, começa a ser realizado mapeamento da atuação social desse conjunto de empresas e organizações participantes, com a finalidade de se discutir sinergias e forma de ação integrada.

Hoje, o “Juntos pelo ECA” já possui 14 integrantes: Instituto Votorantim, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Unibanco e Instituto Paulo Montenegro; a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica, Fundação Vale e Fundação ArcelorMittal; os bancos Santander e Bradesco; o SESI/SP, SESI/CN, e o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Todos possuem atuação relevante na defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Uma carta de intenções, assinada por ocasião do lançamento do movimento, preconiza a realização de um trabalho colaborativo, por meio de um Comitê Executivo que coordena as ações. A primeira iniciativa prevê, portanto, o mapeamento de toda a atuação social das empresas pelo país, a ser realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Prattein, consultoria especializada na área.

A ideia é saber onde e como as empresas estão realizando investimento social no Brasil. “A partir daí, será possível pensarmos em formas de potencializar a atuação nos municípios atendidos, para a obtenção de resultados mais efetivos no que se refere à proteção integral de crianças e adolescentes”, afirma Andrea Moreira, Gerente de Responsabilidade Social do Santander.

A carta de intenções também prevê que os integrantes do movimento devam atuar em rede de forma intersetorial; compartilhar e aprimorar metodologias e experiências; sensibilizar e mobilizar outras empresas, organismos multilaterais e demais organizações a aderirem ao “Juntos pelo ECA”, com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além disso, o movimento pretende estimular a destinação de parte do imposto de renda devido das empresas e pessoas físicas para os Fundos da Infância e Adolescência; cooperar para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos e Tutelares, por meio de diagnósticos, planejamento e orçamento integrados com outras políticas, da melhoria na capacitação de gestores e técnicos, e da articulação entre os atores envolvidos; e conhecer pactos, compromissos e outras iniciativas na área da criança e do adolescente para integrar ao movimento.

O post Movimento “Juntos pelo ECA” vai mapear atuação social das empresas participantes apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.