Dezenove dos 27 estados brasileiros já estão prontos para a implementação do Novo Ensino Médio em 2022. Teste seus conhecimentos sobre o tema!
Cinco anos se passaram desde que o Novo Ensino Médio foi aprovado por lei. Mas muita coisa aconteceu antes da implementação das mudanças no Novo Ensino Médio. Nesse meio tempo, uma pandemia global contribuiu para que cerca de 5 milhões de estudantes brasileiros fossem privados do direito à educação.
Como resultado, o índice de evasão escolar aumentou mais de 170% em relação ao ano de 2019. Os dados levantados pela organização Todos pela Educação evidenciam a importância de pensar em uma educação mais conectada com a realidade dos estudantes do século XXI.
Nesse sentido, a implementação do Novo Ensino Médio em 2022 ocupa papel estratégico para aproximar os jovens da escola. Até o momento, 19 dos 27 estados brasileiros já tiveram as propostas de reformulação curricular aprovadas pelos Conselhos Estaduais de Educação.
Ainda assim, é comum que existam dúvidas no que se refere à aplicação prática do currículo durante a etapa. Sobretudo para os educadores. Afinal, isso também significa uma mudança estrutural em suas práticas pedagógicas.
E você, educador, está por dentro das mudanças no Novo Ensino Médio? Responda as perguntas abaixo e teste seus conhecimentos sobre o tema!
Fundação Telefônica e o Novo Ensino Médio
Atenta às mudanças no Novo Ensino Médio, a Fundação Telefônica Vivo idealizou o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados. A partir de 2022, os estudantes receberão a formação em escolas regulares, técnicas e centros educacionais. Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina são os estados que já participam do projeto.
A oferta formativa, que faz parte do Pense Grande Tech, foi organizada em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o Social Good Brasil e as equipes técnicas das respectivas Secretarias de Educação. Saiba mais!