Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Dezenove dos 27 estados brasileiros já estão prontos para a implementação do Novo Ensino Médio em 2022. Teste seus conhecimentos sobre o tema!

#EnsinoMédio#Estudantes

Imagem mostra quatro jovens negros reunidos em uma mesa. Três deles estão de um lado, observando algo que está sendo escrito por um deles em um caderno. A outra jovem, que pode ser a professora dos demais, está à frente, fazendo sinal de positivo e sorrindo para a foto.

Cinco anos se passaram desde que o Novo Ensino Médio foi aprovado por lei. Mas muita coisa aconteceu antes da implementação das mudanças no Novo Ensino Médio. Nesse meio tempo, uma pandemia global contribuiu para que cerca de 5 milhões de estudantes brasileiros fossem privados do direito à educação.

Como resultado, o índice de evasão escolar aumentou mais de 170% em relação ao ano de 2019. Os dados levantados pela organização Todos pela Educação evidenciam a importância de pensar em uma educação mais conectada com a realidade dos estudantes do século XXI.

Nesse sentido, a implementação do Novo Ensino Médio em 2022 ocupa papel estratégico para aproximar os jovens da escola. Até o momento, 19 dos 27 estados brasileiros já tiveram as propostas de reformulação curricular aprovadas pelos Conselhos Estaduais de Educação.

Ainda assim, é comum que existam dúvidas no que se refere à aplicação prática do currículo durante a etapa. Sobretudo para os educadores. Afinal, isso também significa uma mudança estrutural em suas práticas pedagógicas.

E você, educador, está por dentro das mudanças no Novo Ensino Médio? Responda as perguntas abaixo e teste seus conhecimentos sobre o tema!

1 - Qual das alternativas abaixo resume melhor as principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio?

2 - O objetivo central das mudanças implementadas pelo Novo Ensino Médio é:

3 - Todas as escolas e redes de ensino terão que implementar a mesma grade curricular. Essa afirmação é:

4 - Qual das afirmações abaixo NÃO corresponde à configuração curricular no Novo Ensino Médio?

5 - Os itinerários formativos complementam a Formação Geral Básica, dando aos jovens a oportunidade de escolher as áreas de conhecimento nas quais querem se aprofundar. Quais são essas áreas de conhecimento?

6 - Qual é a diferença entre itinerário formativo e eletiva?

7 - Como a prática pedagógica dos professores é impactada pelo Novo Ensino Médio?

Resultado:
Quiz: você está por dentro das mudanças no Novo Ensino Médio?
Quiz: você está por dentro das mudanças no Novo Ensino Médio?