Com a missão de difundir a cultura do empreendedorismo social aliado à tecnologia, o Programa Pense Grande já envolveu mais de 50 mil jovens no país.

Há dez anos, um movimento mundial era criado para de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Nascia assim a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece sempre em novembro. Só no Brasil, o evento mobilizou mais de 2,5 milhões de pessoas em 10 mil atividades nos últimos três anos.

Este ano, a  Semana Global do Empreendedorismo acontece entre os dias 13 e 19 de novembro em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Segundo relatório do SEBRAE, o país atingiu a segunda maior taxa total de empreendedores de sua série histórica em 2016, com 36% da população adulta envolvida com atividades empreendedoras.

Os números revelam o quanto o empreendedorismo já faz parte do DNA brasileiro. Mais do que ter o próprio negócio, empreender tornou-se uma ferramenta de mudança, capaz de transformar boas ideias em ações que geram desenvolvimento econômico social e transformam realidades.

Empreendedorismo social

Foi a partir do ideal de incentivar a juventude empreendedora do Brasil a encontrar soluções para problemas de sua comunidade que nasceu o Programa Pense Grande, em 2013.
O programa da Fundação Telefônica Vivo é um convite para jovens de 15 a 29 anos tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias, utilizando seus conhecimentos e habilidades para desenvolverem negócios que impactem positivamente outras pessoas e, ao mesmo tempo, gerem renda.

“Quando o jovem conecta suas competências às necessidades de sua comunidade, ele é capaz de desenvolver uma atitude empreendedora que vai além do negócio e pode ser aplicada na vida como um todo”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Desde seu início, o Pense Grande já envolveu mais de 50 mil jovens de diversos Estados, oferecendo aos participantes a oportunidade de criar ou validar modelos de negócios  inovadores, além de histórias inspiradoras.

Metodologia Pense Grande

Neste mês do empreendedorismo, o Pense Grande ganhou um canal próprio para gerar ainda mais visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos jovens, promover conteúdos relevantes e incentivar outras pessoas a colocarem suas ideias em prática.

O destaque fica por conta da Metodologia Pense Grande, já disponível para download gratuito site. Dividido em 10 grandes temas, o material reúne as melhores práticas e conteúdos das formações realizadas pelo programa. Agora, educadores e jovens interessados no assunto podem ter acesso a uma metodologia exclusiva focada em empreendedorismo social para tirarem suas ideias do papel.

“Compartilhamos histórias reais de jovens que empreenderam a partir do programa, contamos seus desafios, conquistas e como encontraram oportunidades de transformação para suas vidas e de muitas pessoas”, relata Americo.

E para conhecer mais sobre a metodologia que tem inspirado milhares de jovens em todo o Brasil, acesse o novo site do Pense Grande.

No mês do empreendedorismo, ferramenta incentiva os jovens a desenvolverem negócios de impacto social