Foi pensando em todos esses aspectos positivos que o grupo Telefônica criou em 2005 o Dia dos Voluntários Telefônica

No Brasil, o voluntariado apresenta um grande potencial de crescimento. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país é o quarto do mundo em número de voluntários online, e de acordo com o relatório World Giving Index 2015, ocupa a 10ª posição no ranking dos países com mais pessoas doando seu tempo.

É baseando-se em dados como esses que as empresas buscam incentivar cada vez mais o voluntariado corporativo, que além de ser uma prática que contribui para um maior engajamento nas questões de responsabilidade social da empresa, oferece uma oportunidade para que os colaboradores se envolvam em diversas causas.

Segundo Carolina Müller, secretária executiva do CBVE, Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, a iniciativa fortalece também o espírito de equipe e o clima organizacional, além de contribuir para a formação de novas lideranças e no aprimoramento da imagem institucional da companhia.

Dia dos Voluntários  é uma ação global do programa de voluntariado que envolve colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica, mobilizando esforços e atuando em ações solidárias em atividades diversas durante um dia inteiro.

Neste ano, o Dia dos Voluntários acontece simultaneamente em 32 países no dia 21 de outubro, mobilizando 15 mil pessoas. No Brasil, as ações serão realizadas em 47 ONGs de todo o país. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa, que prevê melhorias na estrutura, nos processos de gestão e na qualidade dos serviços prestados pelas organizações.

“A atuação voluntária gera engajamento dos colaboradores, aproxima a empresa das comunidades e ainda evidencia um propósito maior de fazer a diferença na vida de quem precisa”, explica Americo Mattar, Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Acompanhe o Dia dos Voluntários Telefônica em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

O voluntariado corporativo como forma de melhorar a relação entre empresa, colaborador e sociedade