Aliar sonho, qualidade de vida e transformação social é o que move essas pessoas no caminho do empreendedorismo
Aliar sonho, qualidade de vida e transformação social é o que move essas pessoas no caminho do empreendedorismo
Um estudo divulgado no final de 2016 pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que dois em cada três jovens brasileiros planejam empreender nos próximos anos. A pesquisa Jovens Empresários Empreendedores foi feita em nove cidades de diferentes países e entrevistou seis mil pessoas entre 25 e 35 anos.
“O que mais motivam esses jovens, principalmente os brasileiros, são os valores pessoais, a qualidade de vida, o fato de não terem chefe e o apreço pela tecnologia”, explica a especialista de pesquisa e estatística da Firjan, Joana Siqueira.
O empreendedor Elvis Alves, de 25 anos, é um bom exemplo disso. Ele ajudou a criar o projeto Social Brasilis, que busca estimular pessoas por meio de educação e tecnologia. Elvis, porém, acha que a juventude brasileira ainda não consegue implementar suas ideias efetivamente.
“Existe essa vontade muito grande de empreender, mas o jovem não identifica essa possibilidade na escola, e ainda patina ao tentar entender onde pode ser protagonista de sua história”, comenta.