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Curso a distância Leitura em Voz Alta pelo Professor, do projeto TRILHAS, dá apoio para profissionais de alfabetização e estudantes de pedagogia

Imagem mostra professora lendo em voz alta em curso gratuito do projeto TRILHAS, focado em formação continuada para educadores

Em uma parceria iniciada em 2017, a Fundação Telefônica Vivo apoia o projeto TRILHAS, iniciativa do Instituto Natura, que tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia. A intenção é transformar uma realidade da educação brasileira.

De acordo com os dados do INAF 2018 (Indicador do Alfabetismo Funcional), três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos, o equivalente a aproximadamente 38 milhões de pessoas, são considerados analfabetos funcionais no Brasil. Segundo o estudo, esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações do dia a dia, como identificar as palavras em um cartaz informativo ou fazer uma conta simples.

O TRILHAS, que nasceu em 2009, possui aproximadamente 185 mil educadores conectados e mais de 15 mil professores formados, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores do Ensino Fundamental.

Em outubro foi lançado o curso gratuito à distância Leitura em Voz Alta pelo Professor, que chama a atenção para os impactos positivos na formação de alunos leitores com a prática de se ler em voz alta em sala de aula.

Como é composto o curso?

O curso discute as principais condições didáticas para a realização da leitura com os alunos por meio de tematização de vídeo, transcrição de conversas literárias e embasamento teórico. É dividido em três módulos: Textos Narrativos, Textos Poéticos e Textos Informativos. Cada módulo apresenta indicações literárias ideais para o uso em sala de aula com as crianças.

Os educadores também têm acesso ao kit TRILHAS, com materiais extras. Um deles é a TRILHA de Jogos, composta por um caderno e dez jogos de linguagem para serem usados em sala de aula. Acompanha também um caderno com 60 indicações literárias de conteúdo infantil.

Em diálogo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), oferece certificação de 45 horas emitido pelo Instituto Singularidades e tem também como parceiro apoiador o Instituto Península.

Por que ler em voz alta?

Por dentro do TRILHAS

O projeto de formação continuada existe desde 2009 como uma forma de apoiar o trabalho docente nos campos da leitura, escrita e oralidade. Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para ser implementado como política pública para turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, chegando a 72 mil escolas espalhadas por 3.300 municípios do Brasil.

Em 2014 passou a oferecer o primeiro curso a distância (EAD) para professores e trouxe como um dos principais destaques a Rede que Ensina, área destinada aos vídeos produzidos por educadores de todo o Brasil e que estimula não só a troca de experiências entre eles, mas também proporciona um espaço para demonstrarem suas práticas em sala de aula.

Joanna Gayotto, coordenadora do projeto TRILHAS, afirma que o curso Leitura em Voz Alta pelo Professor oferece ao aluno distintas possibilidades de reflexão. “Ouvir o professor lendo ou recitando histórias contribui fortemente para a formação do leitor competente e crítico”, garante.

O contato dos alunos com temáticas diversificadas, atrelado a espaços de trocas e conversas com colegas de turma, pode enriquecer ainda mais o processo de alfabetização.

“Para o aluno se formar como leitor, a escola deve oferecer diversas oportunidades de contato com os livros. Nesse contexto, sabemos que ouvir histórias lidas pelo professor representa um ganho significativo”, complementa a coordenadora do projeto.

Dois dos maiores desafios do projeto TRILHAS são comunicar com eficiência as propostas formativas para as regiões mais distantes do país e colaborar para a consolidação das práticas propostas no EAD nas salas de aula.

O plano é oferecer a formação continuada também para os gestores escolares, fortalecendo o planejamento e acompanhamento da aprendizagem das crianças. “Queremos impactar positivamente indicadores de alfabetização como a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização)”, exemplifica Joanna Gayotto.

Plataforma de formação continuada lança curso gratuito de leitura em voz alta
Plataforma de formação continuada lança curso gratuito de leitura em voz alta