Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

Entrou no ar a mais nova versão da plataforma Escola Digital, em seu lançamento, no dia 5, na Campus Experience da Campus Party Brasil, com a presença de representantes de institutos e fundações parceiras do projeto e usuários da plataforma, além da participação de Anna Penido, do Instituto Inspirare. No evento, os convidados comentaram sobre o uso das tecnologias na educação e apresentaram as novidades da segunda versão da Escola Digital, e também sobre interatividade, autonomia e personalização do ensino. A iniciativa é o resultado da parceria entre o Instituto Natura, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Inspirare.
A plataforma é baseada no crowndsourcing, ou seja, é gratuita, tem conteúdo aberto,  reúne mais de 4 mil recursos digitais selecionados da internet para apoiar a aprendizagem dentro e fora da escola. A nova versão vem com um visual mais atraente, e um sistema de refinamento da busca e das ferramentas, para que os usuários sugiram recursos e comentem o uso que fazem deles. Além disso, redes municipais e estaduais de educação agora podem personalizar a identidade visual e também o banco de objetos digitais de aprendizagem disponível, ampliando a relação de cada link com o próprio currículo escolar. A primeira customização da plataforma foi da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que resultou na criação do Currículo+, versão acessada por mais de 3 mil escolas da rede estadual.

Em 2014, a média mensal de visitantes únicos da plataforma ultrapassou 10.600 usuários, sendo 60% deles professores, gestores e secretarias de educação. Agora eles podem aprimorar sua utilização na plataforma; são disponibilizados materiais de apoio (vídeos, textos e imagens), além de cursos à distância para formação continuada.  Em sua participação Anna Penido ratifica, “Uma pesquisa constatou que do 6º ao 9º ano os alunos perdem o interesse pela escola. Uma pergunta foi feita às crianças: O que você faria pela sua escola? A resposta de 85% delas foi ‘tecnologia’. Queremos tornar a tecnologia aliada do ensino, do professor, do aluno e até dos pais”.
A escola digital é um espaço que vem se tornando tendência, com o engajamento para o ensino interativo e a troca de experiência entre professores, que ganham autonomia ao se tornarem capazes de criar conteúdo através de objetos digitais, sem precisar de um técnico para aprender a utilizar a ferramenta. A curadoria é compartilhada com os cenários e encurta o tempo de pesquisa de quem busca. São vídeos, infográficos, mapas, simuladores, animações e outros recursos de todas as disciplinas e em todos os segmentos da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Criada em 2013, com a colaboração do Instituto Educadigital, da TIC Educa e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Escola Digital apoia a personalização e melhoria da qualidade da educação, por meio do uso de tecnologias educacionais inovadoras. A Fundação Telefônica Vivo incentiva projetos que encorajam o uso de novas formas de aprendizagem baseadas na utilização de tecnologias de informação e comunicação.
O post Plataforma Escola Digital lança nova versão na Campus Party apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Plataforma Escola Digital lança nova versão na Campus Party
Plataforma Escola Digital lança nova versão na Campus Party