O evento Viamão Conecta reuniu professores da rede pública de ensino de Viamão (RS) para compartilhar e debater práticas inovadoras na educação
![Imagem mostra uma educadora negra escrevendo em um caderno. À sua frente, há um notebook preto](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-educadores-praticas-pedagogicas-viamao-1200x628-1.png?x68836)
Educadores da rede pública de Viamão (RS) se reuniram no evento on-line Viamão Conecta 2022: VI Mostra de Práticas Inovadoras, um grande encontro que celebrou a inovação na educação. Na ocasião os educadores compartilharam suas ideias e práticas inovadoras com a proposta de irradiar a cultura da inovação e evidenciar a pluralidade de ações nos mais diferentes contextos do projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo.
Transmitida via YouTube, a mostra voltada para professores do território de atuação do Aula Digital no município apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos educadores ao longo do ano.
“Tivemos a oportunidade de conhecer a diversidade e a multiplicidade de práticas inovadoras e humanizadoras frente ao retorno das aulas presenciais em 2022. Bem como promover a recomposição de aprendizagem com diferentes práticas pedagógicas realizadas pelos professores”, afirma Cíntia Bauer, assistente pedagógica da HardFun Studios, parceiro-executor do Aula Digital em Viamão.
A equipe do Aula Digital atuou de forma remota e presencial durante o ano todo para dar apoio pedagógico e técnico a esses professores. Em 2022, o projeto impactou mais de 13.000 estudantes das 55 escolas públicas beneficiadas pelo projeto no território de Viamão. O projeto apoia os professores na utilização e na mediação da aprendizagem através dos recursos tecnológicos da ProFuturo para fortalecer as aprendizagens dos estudantes.
Sobre o Aula Digital
O projeto Aula Digital faz parte do ProFuturo, o principal programa de educação global da Fundação Telefônica em parceria com a Fundação “la Caixa”, e tem como missão reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital e de qualidade.
Viamão conectada a práticas pedagógicas inovadoras
Criado em 2020, ainda durante a pandemia, o Viamão Conecta surgiu primordialmente como uma alternativa à mostra de práticas inovadoras que já acontecia presencialmente na rede pública de ensino da cidade. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação de Viamão em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e realização da Hardfun Studios,
Ainda que aberto ao público, o evento prioriza as ações pedagógicas locais, apresentando somente as práticas desenvolvidas pelos educadores do território.
“O que se pode tirar desse evento é a riqueza dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos de forma inovadora nas escolas. Isto é, sempre com uma intenção pedagógica e buscando desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes”, comenta Cíntia.
Prêmio Professor Inovador
Durante o evento Viamão Conecta, foi divulgada a segunda edição do prêmio Professor Inovador, promovido pela Secretaria de Educação de Viamão, que reconheceu por meio de votação popular os trabalhos desenvolvidos em 2022.
O prêmio tem como objetivo estimular as boas práticas pedagógicas e reconhecer os professores que inovam em sala de aula.
Assim, contemplando educadores da rede municipal de Viamão, o concurso contou com 119 trabalhos inscritos em cinco categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Sala de Recursos; e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A escolha dos vencedores aconteceu via votação popular, depois que os trabalhos finalistas foram apresentados via YouTube.
Nos depoimentos abaixo, os professores vencedores do Professor Inovador em cada categoria descrevem, de maneira resumida, as práticas pedagógicas inovadoras que eles desenvolveram e que foram reconhecidas pelo concurso. Confira!
![“O 2° trimestre foi pautado por diferentes vivências que permearam o projeto Miudezas. A partir do livro lido no 1° trimestre, motivamos os estudantes a pesquisar superfícies, espaços e matérias do cotidiano. Coube a eles investigar visualmente as particularidades e minuciosidades do que encontravam, por meio da coleta de materiais do jardim e do pátio da escola, por exemplo. Para ampliar o repertório, eles tiveram acesso a textos e artigos da revista Ciências é Hoje para crianças. Adicionamos o microscópio da escola na rotina dos estudantes, que aprenderam a manusear e registrar em seus cadernos o que experienciaram” Professora Kelly Martínez, vencedora na categoria Educação Infantil](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-1.png?x68836)
![“Estávamos em época de eleições presidenciais e as crianças estavam falando bastante sobre o assunto. Comentei sobre isso com a minha coordenadora e ela sugeriu uma história chamada Eleições na Floresta. Montamos a urna, os títulos de eleitor, fizemos as fichas com os nomes dos estudantes, tivemos os mesários. Procuramos fazer todos os passos de uma eleição, para conscientizar os estudantes da importância de escolher um representante que pensasse no bem de todos. Recebi inúmeras mensagens dos responsáveis que adoraram a ideia, pois os estudantes chegaram faceiros em casa, mostrando o título de eleitor e contando como foi a experiência.” Professora Karen da Silva, vencedora na categoria Ensino Fundamental l](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-2.png?x68836)
![“O projeto nasce da inspiração empreendedora que identificamos na comunidade. Famílias abnegadas em superar dificuldades e vencer obstáculos, bem como a busca por uma autonomia financeira, foi o ponto de partida. Seu objetivo foi despertar nos jovens um pensamento e uma postura empreendedora que os motivasse a construir projetos e desenvolver ideias de novos negócios. Para isso, no 1° trimestre foi feito um seminário onde apresentamos aos estudantes várias profissões. No 2º semestre, eles entrevistaram a comunidade local sobre o comércio e pequenos negócios. No 3º trimestre, cada turma montou uma empresa com um produto para venda.” Professora Raquel Marmit, vencedora na categoria Ensino Fundamental ll](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-3.png?x68836)
![“As crianças com deficiência e/ou transtornos por vezes precisam de mais tempo para desenvolver suas habilidades. Com a pandemia, as habilidades motoras ficaram defasadas e isso me motivou a realizar as práticas psicomotoras, principalmente com crianças do ciclo de alfabetização. Nessa ações trabalhamos com dança, alinhavos, brincadeiras com cordas, entre outras. As ideias foram postas em prática ao longo de todo ano e os feedbacks têm sido positivos. As professoras têm relatado que as experiências têm contribuído com as aprendizagens das crianças.” Professora Amanda Almeida, vencedora na categoria Sala de Recursos](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-4.png?x68836)
![“Foi trabalhado no projeto o conceito de escala geográfica, onde foi desenvolvida a parte teórica, que depois foi montada de forma interativa. Com os estudantes se apropriando e montando a escala em 3D, tendo uma visão do local para o macro, apresentamos a escala de bairro, cidade, estado, região, continente e do globo. O feedback é super positivo, pois o interesse e a interatividade dos alunos para desenvolver o trabalho é algo que não deixa a atividade maçante e o estudante se apropria do conteúdo de uma forma mais leve” Professor Adriano, vencedor na categoria EJA](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-5.jpg?x68836)
![“O 2° trimestre foi pautado por diferentes vivências que permearam o projeto Miudezas. A partir do livro lido no 1° trimestre, motivamos os estudantes a pesquisar superfícies, espaços e matérias do cotidiano. Coube a eles investigar visualmente as particularidades e minuciosidades do que encontravam, por meio da coleta de materiais do jardim e do pátio da escola, por exemplo. Para ampliar o repertório, eles tiveram acesso a textos e artigos da revista Ciências é Hoje para crianças. Adicionamos o microscópio da escola na rotina dos estudantes, que aprenderam a manusear e registrar em seus cadernos o que experienciaram” Professora Kelly Martínez, vencedora na categoria Educação Infantil](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-1.png?x68836)
![“Estávamos em época de eleições presidenciais e as crianças estavam falando bastante sobre o assunto. Comentei sobre isso com a minha coordenadora e ela sugeriu uma história chamada Eleições na Floresta. Montamos a urna, os títulos de eleitor, fizemos as fichas com os nomes dos estudantes, tivemos os mesários. Procuramos fazer todos os passos de uma eleição, para conscientizar os estudantes da importância de escolher um representante que pensasse no bem de todos. Recebi inúmeras mensagens dos responsáveis que adoraram a ideia, pois os estudantes chegaram faceiros em casa, mostrando o título de eleitor e contando como foi a experiência.” Professora Karen da Silva, vencedora na categoria Ensino Fundamental l](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-2.png?x68836)
![“O projeto nasce da inspiração empreendedora que identificamos na comunidade. Famílias abnegadas em superar dificuldades e vencer obstáculos, bem como a busca por uma autonomia financeira, foi o ponto de partida. Seu objetivo foi despertar nos jovens um pensamento e uma postura empreendedora que os motivasse a construir projetos e desenvolver ideias de novos negócios. Para isso, no 1° trimestre foi feito um seminário onde apresentamos aos estudantes várias profissões. No 2º semestre, eles entrevistaram a comunidade local sobre o comércio e pequenos negócios. No 3º trimestre, cada turma montou uma empresa com um produto para venda.” Professora Raquel Marmit, vencedora na categoria Ensino Fundamental ll](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-3.png?x68836)
![“As crianças com deficiência e/ou transtornos por vezes precisam de mais tempo para desenvolver suas habilidades. Com a pandemia, as habilidades motoras ficaram defasadas e isso me motivou a realizar as práticas psicomotoras, principalmente com crianças do ciclo de alfabetização. Nessa ações trabalhamos com dança, alinhavos, brincadeiras com cordas, entre outras. As ideias foram postas em prática ao longo de todo ano e os feedbacks têm sido positivos. As professoras têm relatado que as experiências têm contribuído com as aprendizagens das crianças.” Professora Amanda Almeida, vencedora na categoria Sala de Recursos](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-4.png?x68836)
![“Foi trabalhado no projeto o conceito de escala geográfica, onde foi desenvolvida a parte teórica, que depois foi montada de forma interativa. Com os estudantes se apropriando e montando a escala em 3D, tendo uma visão do local para o macro, apresentamos a escala de bairro, cidade, estado, região, continente e do globo. O feedback é super positivo, pois o interesse e a interatividade dos alunos para desenvolver o trabalho é algo que não deixa a atividade maçante e o estudante se apropria do conteúdo de uma forma mais leve” Professor Adriano, vencedor na categoria EJA](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/2022/12/evento-promove-o-debate-de-educadores-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-viamao-card-5.jpg?x68836)