O executivo espanhol José María Álvarez-Pallete se junta a figuras como Barack Obama, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Susan Wojcicki como promotores da ciência da computação.
Em uma era na qual a tecnologia integra os mais diversos aspectos da vida diária, disseminar esse conhecimento e fortalecer as competências digitais tornaram-se pré-requisitos essenciais para o futuro. Com o objetivo de impulsionar a aprendizagem digital entre os mais jovens, o presidente do Grupo Telefônica, José María Álvarez-Pallete, se uniu ao time de embaixadores da plataforma Code.org na Europa.
Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir a ciência da computação nas escolas e aumentar a participação de mulheres jovens e estudantes de grupos pouco representados.
Nesse novo posto, o executivo se junta a nomes mundialmente conhecidos, que incluem Bill e Melinda Gates, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, entre outros.
Em um bate-papo virtual, Hadi Partovi, CEO da Code.org, deu boas-vindas a José María Álvarez-Pallete como embaixador da organização. Durante o encontro, ambos debateram sobre o futuro da programação e a importância da transformação digital e da inclusão da tecnologia na educação.
“Não faz muito tempo, começamos a entender que o inglês era essencial e a estudar para dominá-lo. Hoje ninguém questiona sua importância e é uma ferramenta fundamental para trabalhar e se movimentar no mundo. No futuro, falaremos nos mesmos termos sobre as habilidades digitais e a programação porque quem as domina, terá acesso a todas as oportunidades”, comenta José María Álvarez-Pallete.
O CEO da Code.org também destacou a importância da transformação digital e a inclusão das tecnologias digitais na educação. “É fundamental que todos os alunos, em todas as escolas do mundo, aprendam ciência da computação, não só pela compreensão da linguagem da tecnologia que usamos no dia a dia, mas também pelas competências que ela estimula: matemática, resolução de problemas, criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. E essas são as habilidades que as empresas exigem”, afirma.
Programação como habilidade para o século 21
A nomeação de Pallete como embaixador, reforça o compromisso da Fundação Telefônica em promover a aprendizagem da programação. Por meio do Code.org e de outros projetos, como o campus 42 ou o programa de capacitação digital de empregabilidade Conecta Empleo, a instituição trabalha para formar novos profissionais no meio digital, além de reduzir as desigualdades, usando a educação como ferramenta.
A programação ainda é uma profissão desconhecida entre os espanhóis, apesar de ser muito procurada. Neste contexto, a Code.org pretende acompanhar alunos e professores na sua formação, um projeto que a Fundação Telefônica participa e apoia integralmente, tanto na Espanha como na Europa.
Mais sobre a Code.org
- A visão do Code.org é que todos os alunos, em todas as escolas do mundo, devam ter a oportunidade de aprender ciência da computação como parte de sua Educação Básica
- Mais de 55 milhões de alunos e 2 milhões de professores têm contas na plataforma Code.org
- Mais de 1,1 bilhão de horas de código já foram concluídas em todo o mundo
- Nos Estados Unidos, 40% dos alunos já têm uma conta no Code.org e mais de 1 milhão de professores americanos o utilizam em sala de aula
Com o apoio de líderes sociais, econômicos e políticos e de algumas das empresas mais importantes do mundo, a Code.org atua em mais de 180 países, oferecendo treinamento online gratuito para alunos a partir de 6 anos, em mais de 60 idiomas. Em espanhol, a entidade disponibiliza seus diferentes conteúdos, para que todos possam treinar e aprender a programar, principalmente os mais jovens.
Este ano, a Code.org lançou um escritório de projetos para a EMEA (Europa, Oriente Médio e África) na Espanha. Além de diversos acordos com instituições espanholas e europeias, a nomeação de José María Álvarez-Pallete é o primeiro marco no lançamento de operações na região. Novas parcerias devem ser firmadas com personalidades e instituições de referência.
A Fundação Telefônica também faz parte da Hora do Código, movimento da Code.org que disponibiliza aulas interativas on-line a qualquer pessoa interessada em programação, para que possa aprender o básico de uma maneira nova e divertida.
No Brasil, a Hora do Código é apoiada pela Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programaê, desde 2014, e engloba uma série de iniciativas envolvendo programação e que duram exatamente uma hora. Para isso, são disponibilizados conteúdos e tutoriais com trilhas formativas para serem realizadas de forma fácil e divertida. No ano passado, a Hora do Código aconteceu de 22 de outubro a 15 de novembro e teve como o tema central “Ciência da Computação para o Bem” ou, em inglês, #CSforGood Veja como foi o lançamento da última edição.
Confira na íntegra o encontro virtual entre o presidente da Telefônica, José María Álvarez-Pallete e o CEO da Code.org, Hadi Partovi.