Conheça os três professores brasileiros que apresentarão suas estratégias para o ensino da Matemática no enlightED 2022, realizado na Espanha
“A princípio, não acreditei quando recebi a ligação. Afinal, nem sempre um trabalho executado na educação é reconhecido com um convite internacional”, diz Agnaldo Almeida, professor no Centro de Excelência Epifânio Dória, na cidade de Poço Verde (SE). Ele é um dos professores brasileiros convidados pela Fundação Telefônica Vivo a viajar até a Espanha para participar como palestrantes do enlightED 2022.
O evento reúne especialistas e educadores do mundo todo para destacar os desafios e oportunidades para a aprendizagem na era digital. Nesse contexto, os professores brasileiros foram escolhidos por suas experiências exitosas a partir de metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais, com destaque para as unidades de matemática. Eles integram o ProFuturo — iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com Fundação “la Caixa” —, e trabalham os recursos com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas.
“Viajar para outro país e participar de um dos maiores eventos globais de educação parecia inalcançável! É uma enorme responsabilidade representar o meu estado Amazonas e os demais professores do Brasil”, afirma a professora Marinez Teixeira de Melo. Ela leciona na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, em Manaus (AM).
“Poder trocar experiências é enriquecedor. Imagina fazer isso com educadores do mundo todo! Minha expectativa é trazer o máximo de conhecimento possível para a minha escola e comunidade”, compartilha a professora Joselaine Castro, que dá aulas na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Viamão (RS).
No dia 16 de novembro, os educadores se juntarão a especialistas de renomadas universidades para debater o ensino da Matemática sob a perspectiva da equidade e da inclusão. E compartilhar suas práticas pedagógicas de sucesso. Depois, permanecerão no evento para acompanhar os demais painéis.
Conheça os três professores brasileiros convidados para o enlightED
Aprendendo a contar histórias e números
Que tal trabalhar Matemática e Literatura ao mesmo tempo? Essa foi a proposta do professor Agnaldo Almeida, que utilizou os recursos disponíveis na plataforma ProFuturo para unir as duas áreas do conhecimento.
“Aliar o vasto universo da Matemática com o encantamento da Literatura é como voar sem limites. Mas quando o estudante está familiarizado com o mundo letrado é muito mais fácil compreender os enigmas matemáticos. Assim, a partir dessa união, ultrapassamos a fantasia e construímos uma nova perspectiva sobre a realidade que nos cerca”, reforça o educador.
Por exemplo, o professor usou a história “O Pintinho que Nasceu Quadrado” para introduzir as diferenças entre as figuras geométricas planas e tridimensionais. Logo depois, pediu para que os estudantes identificassem formas geométricas no ambiente escolar. O desenvolvimento de tais atividades lúdicas foram feitas a partir de materiais disponibilizados na plataforma ProFuturo.
Dentre o portfólio de histórias clássicas disponíveis na plataforma estão “A cigarra e a formiga”, “A lebre e a tartaruga” e “Os três porquinhos”. De tal forma que todas foram usadas pelo professor para organizar peças teatrais nas quais os estudantes tinham que relacionar as histórias a conceitos matemáticos, como antecessor e sucessor. Bem como identificar a ordem dos números naturais, a contagem do tempo e até mesmo as estações do ano.
Matemática no dia a dia
Da mesma forma, a professora Joselaine Castro busca utilizar os recursos disponíveis no ProFuturo para ajudar os estudantes a relacionar a Matemática com situações que fazem parte do dia a dia.
Sobretudo depois da pandemia, a professora identificou a dificuldade das crianças em avançar no aprendizado da Matemática. Portanto, priorizou atividades interativas para recompor os conhecimentos nessa área.
Uma delas envolveu as unidades de grandezas e medidas. Após explicar o conceito de peso, comprimento e largura, Joselaine trouxe equipamentos como balanças e fitas métricas para que os estudantes colocassem a teoria em prática. Por fim, utilizou as atividades e jogos lúdicos do ProFuturo para consolidar esse conhecimento de forma divertida.
Além de desenvolver habilidades como raciocínio lógico e competências digitais, o progresso dos estudantes trouxe impactos positivos para a comunidade escolar. “Como resultado, as crianças levam esse conhecimento para solucionar dificuldades encontradas dentro do âmbito familiar, proporcionando crescimento individual e coletivo”, ressalta Joselaine.
Competências digitais e o ensino da Matemática
À primeira vista, os professores da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, em Manaus (AM), estavam resistentes ao uso dos equipamentos e recursos do ProFuturo. Até que a educadora Marinez Teixeira se juntou ao corpo docente e fez questão de apresentar as possibilidades trazidas pela plataforma. Afinal, ela já vinha trabalhando com os recursos há quase cinco anos.
“Mesmo quando não temos acesso à internet, o ProFuturo permite utilizar os recursos digitais de maneira off-line. Isso revolucionou a forma de ensinar na zona rural e ribeirinha. Além disso, é perceptível o entusiasmo dos estudantes quando inserimos as tecnologias digitais nas aulas”, conta Marinez.
Não demorou até que os colegas também percebessem o potencial de engajamento dos recursos digitais. Por exemplo, alguns estudantes dos 3° e 4° anos saíram da pandemia sem saber ler e escrever. De modo que a professora Marinez pesquisou aplicativos e atividades que pudesse baixar nos tablets para incentivá-los a participar das atividades junto com os demais colegas.
“Pouco a pouco eles foram quebrando as barreiras e recuperando a confiança em si mesmos. Nesse sentido, a tecnologia permitiu que eles interagissem com as atividades de forma intuitiva e avançassem nos conhecimentos necessários. De maio para cá, as crianças aprenderam a ler, escrever e fazer operações matemáticas”, compartilha Marinez.
Professores brasileiros reforçam importância da Matemática
Embora os três professores brasileiros usem os recursos do ProFuturo para trabalhar de forma interdisciplinar, os educadores reforçam a importância de utilizá-los para potencializar o ensino da Matemática.
Principalmente considerando que houve uma queda considerável nos indicadores de aprendizagem nesta área do conhecimento nos dois últimos anos.
“Já não é mais possível ensinar Matemática focando apenas na operação, como antigamente. Ela está presente em todas as situações do cotidiano e o estudante também precisa enxergar isso enquanto aprende”, reforça Marinez Teixeira.
Nesse sentido, trabalhar a partir das tecnologias digitais pode ser um caminho para aproximar os estudantes dessa curva de aprendizagem.
“Sem dúvida, o trabalho com os recursos do ProFuturo faz grande diferença na interação e na potencialização dos conhecimentos em Matemática. Sobretudo porque amplia o contato deles com a tecnologia ao mesmo tempo em que traz a oportunidade de aprender de forma divertida e significativa”, acrescenta Agnaldo Almeida.
Acima de tudo, os professores brasileiros reforçam que participar do enlightED 2022 na Espanha será uma oportunidade de não apenas socializar essas práticas pedagógicas inovadoras, mas também pensar em formas de implementá-las com novos pontos de vista.
“Certamente, o maior reconhecimento que um professor pode ter é ver o progresso no desenvolvimento dos seus estudantes. É o que faz todo o esforço valer a pena”, reflete Joselaine Castro.
Saiba como foi o enlightED 2022!
A temática abordada nessa matéria foi um dos assuntos debatidos durante o enlightED 2022, uma das maiores conferências globais sobre tecnologia, educação e inovação. A programação brasileira do evento foi pautada pelo tema Inovação que Conecta. Educação que Transforma. Clique aqui e assista às palestras na íntegra.