Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A obra “Professores em foco” é organizada pelo Instituto Península em parceria com o Movimento Profissão Docente e promove debate sobre a carreira docente.

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

Professora apoia estudante em sala de aula.

Lançando luzes para os desafios da carreira docente e para o cenário atual da profissão, além de compartilhar depoimentos e experiências das diversas personalidades que compõem esse universo, foi lançado no dia 15/09 o livro “Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil”.

Organizada pelo Instituto Península em parceria com o Movimento Profissão Docente – coalizão em que a Fundação Telefônica Vivo está reunida com Instituto Natura, Itaú Social, Instituto Unibanco, Todos pela Educação, Fundação Lemann e Fundação Santillana -, a obra promove um debate sobre a carreira docente no país e reitera sua importância no desenvolvimento das futuras gerações.

Para tanto, “Professores em foco” reúne 80 artigos escritos por brasileiras e brasileiros de diferentes segmentos e atuações. Entre os diversos autores estão Abilio Diniz, Luís Roberto Barroso, Viviane Senna, Priscila Cruz, Paulo Hartung, Fernando Abrucio e Luciano Huck, assim como jornalistas especialistas em educação, como Laura Mattos, Renata Cafardo, Isabela Palhares e Antonio Gois. Além, é claro, de professoras e professores de diferentes regiões do país, que compartilharam seus desafios e aprendizados, além de depoimentos inspiradores vivenciados nas salas de aula.

A presidente do Conselho Nacional de Educação e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, Maria Helena Guimarães de Castro, destaca em seu artigo sobre formação docente a necessidade do desenvolvimento das competências digitais dos professores, “fator essencial para o uso inteligente das tecnologias como ferramenta de inovação pedagógica”.

 

Professores em foco: Homenagem aos docentes

“O livro é um chamamento não apenas para os tomadores de decisão do país, mas para toda a sociedade, para que compreendam a centralidade da profissão dos professores para a Educação brasileira e tomem conhecimento do quão importante é investir e valorizar a carreira docente”, ressalta Haroldo Rocha, coordenador do Movimento Profissão Docente.

O movimento busca influenciar e acelerar a agenda de fortalecimento da profissão para que ela seja cada vez mais atrativa e reconhecida, defendendo um conjunto de políticas que deem à profissão o valor que ela merece.

Por fim, a obra é “uma homenagem aos professores brasileiros que dedicam sua energia, sabedoria e atenção enfrentando, todos os dias, todo tipo de dificuldade e diversidade, para desenvolver nas crianças, nos adolescentes e nos jovens brasileiros as competências do século 21”, destaca Haroldo no prefácio. “Obrigado, professores: o Brasil precisa de vocês mais que nunca.”

O livro “Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil” está disponível gratuitamente no formato de e-book.

Professores em foco: livro recém-lançado reúne reflexões sobre a carreira docente no Brasil
Professores em foco: livro recém-lançado reúne reflexões sobre a carreira docente no Brasil