Recente relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho afirma que cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados por conta dos avanços tecnológicos
A área da tecnologia oferece uma vasta gama de oportunidades para estudantes que desejam seguir uma carreira promissora. Com a crescente demanda por profissionais qualificados, setores como desenvolvimento de software, Inteligência Artificial (IA) e big data estão em alta. Para os formados na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) as perspectivas são animadoras, especialmente nos cargos que exigem competências técnicas.
O mais recente relatório Futuro do Emprego 2025, do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho nos próximos cinco anos afirma que cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados por conta dos avanços tecnológicos e das novas tendências macroeconômicas globais nesta década. Os novos empregos que serão criados equivalem a 14% do total de postos de trabalho atuais.
Mas quais serão esses novos empregos e quais habilidades serão necessárias para conquistar um deles?
Para descobrir, o estudo contou com mais de 1.000 entrevistas das maiores empresas empregadoras do mundo, representando 22 setores industriais e mais de 14 milhões de trabalhadores. Entre as habilidades técnicas, o estudo mostrou que as tecnológicas devem crescer em importância mais rapidamente do que quaisquer outras, nos próximos cinco anos. Conhecimentos em IA e big data lideram a lista, seguidos por redes, cibersegurança e alfabetização tecnológica. Entre as habilidades interpessoais, pensamento criativo, resiliência, flexibilidade e agilidade também estão ganhando importância, juntamente com a curiosidade e o aprendizado contínuo.
Profissões na área de tecnologia em ascensão até 2030
Para quem pretende estudar e ingressar em carreiras de Tecnologia, segue abaixo uma lista com as profissões que estarão em alta até 2030, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial:
1. Especialista em big data
Responsável por coletar, organizar, analisar e interpretar grandes volumes de dados para identificar padrões, tendências e insights úteis para tomada de decisões. Habilidades em estatística, machine learning (ramo da IA e ciência da computação no qual sistemas podem aprender a identificar padrões a partir da análise de dados) e visualização de dados são essenciais, assim como conhecimento em segurança e privacidade de informações. O profissional também precisa entender o contexto de negócios para transformar dados em estratégias práticas.
2. Especialista em Inteligência Artificial (IA)
Um especialista em IA desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizado, reconhecimento de padrões e tomada de decisões. Ele cria e treina modelos de machine learning e redes neurais, utilizando linguagens de programação e bibliotecas de código aberto. Habilidades em matemática, estatística e ciência de dados são fundamentais, assim como visão computacional e ética em IA.
3. Especialista em machine learning (aprendizado de máquina)
Desenvolve modelos e algoritmos que permitem aos sistemas aprender e melhorar a partir de dados, sem programação específica para cada tarefa. Ter conhecimentos em estatística, álgebra linear, programação e manipulação de grandes volumes de dados são cruciais.
4. Desenvolvedor de softwares e aplicativos
Um desenvolvedor de softwares e aplicativos projeta, codifica, testa e mantém e aprimora programas e aplicativos para atender às necessidades de usuários ou empresas. Ele deve saber trabalhar com diferentes linguagens de programação. O profissional precisa ter habilidades em lógica de programação, design de interfaces, solução de problemas e saber trabalhar em equipe.
5. Cientista de dados
É o responsável por coletar, processar e analisar grandes volumes de dados para extrair informações que ajudam na tomada de decisões estratégicas. Um cientista de dados tem de saber linguagem de programação, além de dominar estatística, visualização de dados e técnicas de modelagem preditiva. Habilidades em comunicação são importantes para traduzir análises complexas em soluções práticas. O profissional também precisa entender o negócio em que está trabalhando para aplicar seus conhecimentos em áreas diversas como marketing, finanças e saúde.
6. Especialista em veículos autônomos e elétricos
Um especialista em veículos autônomos e elétricos desenvolve tecnologias para automação, eficiência energética e segurança de veículos. Trabalha com sensores, câmeras, sistemas de navegação e algoritmos de aprendizado de máquina para criar funções autônomas. São necessários conhecimentos em robótica, IA, eletrônica e engenharia mecânica. Habilidades em programação, análise de dados e integração de sistemas são fundamentais para lidar com desafios como percepção, controle e sustentabilidade.
7. Especialista em internet das coisas (IoT)
Projeta e implementa sistemas que conectam dispositivos físicos à internet para coletar, processar e compartilhar dados. Desenvolve soluções em áreas como automação residencial, cidades inteligentes e saúde, utilizando sensores, redes sem fio e plataformas de nuvem. Conhecimentos em programação, redes e segurança cibernética são fundamentais para quem deseja seguir essa carreira. Também é preciso de conhecimentos em eletrônica, análise de dados e integração de hardware e software para criar sistemas eficientes e seguros.