O principal programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, está comemorando cinco anos de existência
Com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de uma educação digital de qualidade, o programa educacional ProFuturo já beneficiou 19,7 milhões de crianças e já formou mais de 914.000 professores em 40 países da América Latina, Caribe, África e Ásia.
A iniciativa global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, teve início em 2016, na Angola, onde foi testado o projeto piloto em nove escolas em Luena. O sucesso desta primeira experiência significou o início de um caminho, para reduzir a lacuna educacional na África subsaariana e na América Latina.
Em 2017, o programa deu um salto para a Ásia e, em 2019, chegou ao Caribe. Este último ano marcado pela COVID-19 confirmou a necessidade de continuar a apoiar a educação digital para que nenhuma criança seja deixada para trás.
“Em 2016 não poderíamos imaginar que em quatro anos as escolas teriam que fechar devido a uma pandemia global e que a educação digital seria a chave para dar continuidade ao ensino e à aprendizagem. Entretanto, tínhamos certeza de que era uma ferramenta muito poderosa para melhorar a igualdade de oportunidades e a qualidade da educação. É por isso que decidimos optar pela educação digital e nos antecipar ao futuro”, explica a CEO da ProFuturo, Magdalena Brier.
Atuação do ProFuturo no Brasil
No Brasil, o Aula Digital, parte da iniciativa do ProFuturo, teve início em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Posteriormente, foi expandido para 29 cidades do Estado de Sergipe, em colaboração com as secretarias de educação municipais e estadual, atuando ao todo em 47 municípios da região. Em 2018, englobou 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).
Confira as principais conquistas do programa ProFuturo em cinco anos de atuação!
1. Trazer educação digital de qualidade para as partes mais remotas do mundo: Desde 2016, foram treinados mais de 914.000 professores em habilidades pedagógicas e digitais para promover tecnologia e metodologias de ensino inovadoras para a sala de aula. Isto se traduz em 19,7 crianças beneficiadas em 40 países ao redor do mundo. Comunidades em diferentes países também se beneficiaram com a chegada da ProFuturo.
2. Aprendendo a ensinar durante a COVID-19: Em 2020 foi reforçado o conteúdo aberto e a oferta de treinamento, para que professores e alunos pudessem continuar a treinar e aprender em casa. No total 1.929.828 professores matriculados em cursos de treinamento, 267% a mais do que em 2019. Além disso, foi lançado o ProFuturo Education, aplicativo que permite baixar conteúdo on-line e serem consumidos posteriormente no tablet ou celular off-line.
3. Adaptação às diferentes realidades de conectividade: Com o objetivo de ninguém ser deixado para trás, na esteira da pandemia, os recursos digitais foram transformados em podcasts e vídeos para serem transmitidos em rádio e televisão ou enviados por meio de aplicativos de mensagens móveis, bem como cadernos físicos que eram entregues nas casas dos estudantes.
4. Expansão do trabalho em contextos de emergência: Desde 2017, o ProFuturo trabalha para promover o acesso à educação abrangente de qualidade para meninos e meninas que tiveram em situação de refugiados, tanto em campos como em centros de reforço e assentamentos informais em ambientes urbanos ou rurais. O projeto com refugiados já está sendo implementado no Líbano, Malaui, Jordânia, Ruanda e Tanzânia.
5. Criar um impacto real no mundo: O trabalho de aproximação da educação digital ao mundo, graças à ação desenvolvida em conjunto com nossos parceiros, tem sido reconhecido e premiado em diferentes ocasiões. Este ano, a iniciativa foi selecionada como finalista da edição 2021 dos prestigiosos prêmios WISE para inovação educacional, da Qatar Foundation. E em 2020, recebeu o prêmio Go!SDG da Rede Espanhola do Pacto Mundial pela contribuição ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, da ONU.