O principal programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, está comemorando cinco anos de existência

#Educação#Educadores#ProFuturo

Imagem mostra uma mesa com um notebook sobre ela e cinco fotos significativas para o programa ProFuturo

Com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de uma educação digital de qualidade, o programa educacional ProFuturo já beneficiou 19,7 milhões de crianças e já formou mais de 914.000 professores em 40 países da América Latina, Caribe, África e Ásia.

A iniciativa global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, teve início em 2016, na Angola, onde foi testado o projeto piloto em nove escolas em Luena. O sucesso desta primeira experiência significou o início de um caminho, para reduzir a lacuna educacional na África subsaariana e na América Latina.

Em 2017, o programa deu um salto para a Ásia e, em 2019, chegou ao Caribe. Este último ano marcado pela COVID-19 confirmou a necessidade de continuar a apoiar a educação digital para que nenhuma criança seja deixada para trás.

“Em 2016 não poderíamos imaginar que em quatro anos as escolas teriam que fechar devido a uma pandemia global e que a educação digital seria a chave para dar continuidade ao ensino e à aprendizagem. Entretanto, tínhamos certeza de que era uma ferramenta muito poderosa para melhorar a igualdade de oportunidades e a qualidade da educação. É por isso que decidimos optar pela educação digital e nos antecipar ao futuro”, explica a CEO da ProFuturo, Magdalena Brier.

Atuação do ProFuturo no Brasil

No Brasil, o Aula Digital, parte da iniciativa do ProFuturo, teve início em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Posteriormente, foi expandido para 29 cidades do Estado de Sergipe, em colaboração com as secretarias de educação municipais e estadual, atuando ao todo em 47 municípios da região. Em 2018, englobou 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).

ProFuturo celebra cinco anos de compromisso com a educação digital