Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé

O ano foi especial para o programa da Fundação Telefônica Vivo, reconhecido como “Voluntariado do Ano” pelo prêmio Aplaude e ao se tornar um dos maiores do país com recorde de público no Dia dos Voluntários

#ProgramadeVoluntariado#Retrospectiva#Voluntariado

Imagem mostra um grupo de mais de 100 pessoas reunidas que atuaram como voluntárias no dia dos voluntários

Ação global reuniu 27 mil voluntários em 12 países

O dia 7 de junho de 2024 entrou para a história do Grupo Telefônica. Pela primeira vez, ações simultâneas de solidariedade e transformação social aconteceram em 12 países nos quais a empresa atua, reunindo 27 mil voluntários. Aqui no Brasil, país com o maior programa de voluntariado da companhia, a 20ª edição do Dia dos Voluntários foi marcada pelas celebrações dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo, e pelo recorde no número de voluntários: cerca de 10 mil colaboradores voluntários se mobilizaram em mais de 55 instituições em 39 cidades de todas as regiões do Brasil. Ao todo, mais de 39 mil pessoas foram beneficiadas.

Mobilização bate recorde no Brasil

O Dia dos Voluntários 2024 foi marcado por um engajamento sem precedentes. Comemorando duas décadas de uma trajetória de transformação e de impacto social para comunidades, jovens e estudantes, o evento atingiu um novo recorde de participantes. Cerca de 10 mil voluntários participaram das atividades que ocorreram em 39 cidades brasileiras, beneficiando mais de 39 mil pessoas. Dentre as 55 instituições que abriram suas portas para receber os voluntários, 70% são dedicadas à educação pública. Além disso, nas 237 lojas da Vivo os colaboradores participaram de uma ação incentivando os clientes a terem o hábito da leitura com as crianças, fomentando também o conhecimento sobre a literatura antirracista, uma pauta fundamental da educação e eixo transversal nos projetos da Fundação Telefônica Vivo. Nesta ação, os participantes ganharam acesso a e-books gratuitos para exercitar a contação de histórias em casa.

O Dia dos Voluntários precisou ser adiado nas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul, por conta das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul. A Vivo colaborou ativamente com o restabelecimento da conectividade, e liderou, por meio da Fundação Telefônica Vivo, uma campanha de matchfunding para o estado, em que dobrou todas as doações dos colaboradores. No total R$ 416 mil foram revertidos para água, alimentos, cobertores, kits de higiene e limpeza, que foram entregues para diferentes instituições sociais.

Voluntariado a serviço da educação pública

Ao contribuir com melhorias nas salas de aula e com equipamentos tecnológicos, os voluntários levaram aos estudantes uma nova perspectiva de aprendizado e de inserção no ambiente digital, essenciais para desenvolverem habilidades exigidas no século 21. “Atuar por meio do voluntariado para melhorar a realidade das escolas públicas é uma causa que mobiliza e engaja, tornando ainda mais significativos os projetos que realizamos e os benefícios que proporcionamos”, diz Alessandra Mondenini, Gerente de Voluntariado e Mobilização Institucional da Fundação Telefônica Vivo.

Voluntariado a serviço do meio ambiente

A “Recicle com a Vivo” é uma gincana de arrecadação de resíduos eletrônicos em 23 escolas e instituições atendidas pelo Programa de Voluntariado, realizada de 22/04 a 03/06.

Uma iniciativa em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade e com o Programa Vivo Valoriza, que forneceu o combo de cinema (ingresso + pipoca e refrigerante) para premiação dos estudantes.​

Participação:

  • 23 Escolas públicas

Resultados:

  • 23 toneladas ​de resíduos eletrônicos arrecadados​
  • 21 mil crianças, jovens e professores participantes
  • 10 estados participantes, destaque para:​ Boa Vista (RR) (arrecadação de 8t) e Campo Grande (MS)

RS tem um Dia dos Voluntários para chamar de seu

Porto Alegre e Caxias do Sul. Cerca de 230 pessoas participaram das ações de voluntariado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, em Porto Alegre, e na Entidade de Assistência à Criança e Adolescente (ENCA), em Caxias do Sul. Ao todo, mais de 1.100 pessoas foram beneficiadas com a revitalização, pintura, reforma e consertos gerais dos locais. Também foram realizadas oficinas de empregabilidade, interação e recreação infantil. Em 13 lojas da Vivo, foi realizada a ação de incentivo ao hábito da leitura com as crianças, e os participantes ganharam acesso a e-books gratuitos para exercitar a contação de histórias em casa.

Ação que transforma

O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo venceu, em setembro, o “Prêmio Aplaude 2024 – Ações Voluntárias que Transformam”, na categoria “Programa de Voluntariado do Ano”.

“Hoje, a gente tem um programa muito voltado também para apoiar a educação pública. E vemos o quanto o voluntariado é potente, o quanto o voluntariado pode fazer história ajudando os estudantes das escolas brasileiras a terem um estudo mais adequado. A terem uma estrutura nas escolas mais adequada”, ressaltou Alessandra Mondenini, em seu discurso na premiação.

2ª edição do Voluntário Multiplicador

O objetivo do projeto é mobilizar voluntários da Vivo para serem multiplicadores dos conteúdos da coleção Tecnologias Digitais – CadernoElementar, Meu Caro!”, que faz parte do programa Pense Grande Tech. Depois de serem capacitados, os colaboradores fizeram oficinas de formação em dados para estudantes de escolas públicas de São Paulo (SP). Também realizaram mentorias sobre carreira e mercado de trabalho com os estudantes que foram destaques durante as oficinas de capacitação.

Participação:

  • E. Ministro Costa Manso
  • E. Salvador Moya
  • E. Miguel Munhoz Filho
  • Despertar

Resultados:

  • 153 voluntários

301 beneficiários

Voluntariado em família

Neste ano, cada colaborador pôde se inscrever e vivenciar uma manhã com diversas opções de atividades em prol dos assistidos em duas instituições de São Paulo (SP). O Voluntariado em Família tem por objetivo proporcionar uma experiência social para os filhos dos colaboradores e seus cônjuges.

 

Instituições apoiadas:

  • Bom Jesus Clube da Turma

Os beneficiados ficam em período integral na instituição e, através da entrega da nova biblioteca, terão outro espaço de convivência e de bem-estar, para crianças e jovens que vivem em ambientes hostis fora dali.

  • LEMDA – Lar Mãe do Divino Amor​

A instituição tem mais de 300 assistidos, sendo 40 assistidos residentes, que dependem 100% dos cuidados da ONG para seu bem-estar. Através da entrega do bazar, a instituição contará com mais infraestrutura para continuar tendo este ganho de receita para arcar com os custos.

 

Resultados:

  • 142 voluntários presentes
  • + de 25 atividades, sendo aproximadamente 15 para os adultos, e 10 atividades e oficinas para os filhos dos voluntários e assistidos

Retrospectiva: Destaques do programa de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo em 2024
Retrospectiva: Destaques do programa de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo em 2024