O Programaê!, movimento promovido pela Fundação Telefônica, integra a Campus Party, o evento de tecnologia mais importante do mundo.

Programaê! integra a Campus Party, evento de tecnologia mais importante do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital

A Campus Party chega à sua oitava edição, que acontece entre 3 e 8 de fevereiro no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), com palcos dedicados à discussão de assuntos de segurança e redes, trazendo debates sobre espionagem, internet das coisas, reconhecimento facial, criptografia, investigação digital (forense computacional), programação e até empreendedorismo em segurança da informação.
A tecnologia tem um poder de transformação incrível, porém, nem todos têm acesso aos seus caminhos. O Programaê! é uma plataforma digital de aprendizagem que incentiva e ensina linguagem de programação para leigos. Baseada na colaboração, tanto quem quer aprender, quanto quem pode ensinar, têm espaço na construção desse saber. Esse programa busca dar ferramentas para que o maior número de pessoas saiba lidar com os desafios do século XXI, envolvendo a tecnologia e a criatividade. O Palco Terra abre no dia 4 de fevereiro, às 10h30, com a palestra “Uma ideia na cabeça e um código na tela”. O Programaê! será um dos pontos desse bate-papo, um movimento brasileiro pela cultura da programação, cuja proposta reúne em uma única plataforma digital cursos online gratuitos com parceria da Khan Academy, Codecademy, Scratch e Code.org. O projeto é uma iniciativa da Fundação Telefônica e da         Fundação Lemann.
Além disso, durante a conversa, o público será convidado a conhecer o Technovation Programaê!, etapa brasileira da maior competição mundial de empreendedorismo e programação com foco em meninas. O desafio das participantes é desenvolver uma estratégia de negócio de um aplicativo que solucione um problema social real. As finalistas viajam para o Vale do Silício para apresentar seu aplicativo e plano de negócios para investidores na final mundial, e concorrem ao prêmio de U$10.000 dólares, além de suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado.
O Technovation Programaê! vai acabar com essa história de que programar é um bicho de sete cabeças ensinará os visitantes da Campus Party 2015 a fazerem um aplicativo em pouco tempo. Força de vontade, poucas horas de trabalho e dedicação serão elementos essenciais para aqueles que têm interesse em conhecer o mundo dos desenvolvedores de aplicativos. No dia 4, no palco Experience, das 17:00h às 17:30h, ocorre a palestra “Faça seu primeiro aplicativo com o Programâe! e Technovation”, com participação da equipe Technovation Programaê!, Camila Achutti e Nathalia Goes. Já no dia 5, das 23h à 1h, acontece no palco Lua a ação da madrugada com os campuseiros, a “Hack Night com Technovation e Programaê!: Aprenda a criar um app do zero”.
A Campus Party é o evento de tecnologia mais importante do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital. Na Campus Party Brasil 2015, os conteúdos se voltam também para os empreendedores. Serão diversas atividades para capacitar e ajudar os interessados a tirarem suas ideias do papel e transformá-las em propostas de negócios. Confira a agenda completa de discussões no site do evento.