Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Com o apoio do Aula Digital, a iniciativa proporcionou a transmissão de aulas a distância para os alunos da rede pública de ensino estadual e municipal em canais de televisão aberta, sites e aplicativo

#AulaDigital#Educadores#TecnologiasDigitais

Imagem mostra uma das transmissões do “Aula em Casa”, projeto apoiado pelo Aula Digital em Manaus. O apresentador é um homem, que está em um estúdio, ao fundo há uma tela com símbolos matemáticos coloridos e, à frente dele, aparece a imagem de uma mulher fazendo tradução simultânea para Libras.

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças nas atividades escolares brasileiras. No estado do Amazonas, durante a paralisação das atividades presenciais, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) adotou o projeto “Aula em Casa”: uma solução multiplataforma para a transmissão de aulas a distância para os alunos da rede pública de ensino estadual e municipal em canais de televisão aberta, sites e aplicativos.

Enquanto a rede estadual já contava com atividades gravadas para as turmas do 6º ao 9º ano, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed– Manaus) produziu os conteúdos educativos para as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Produção das aulas

O processo inicial, entre a definição dos conteúdos e gravação das aulas, durou pouco mais de duas semanas. As videoaulas foram realizadas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e estão disponíveis no canal “Aula em Casa no Amazonas”, na TV aberta (canal 2.5 ou 32.5, da TV Encontro das Águas) e na plataforma Saber+ / Escola Digital, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura, que conta com recursos pegagógicos selecionados por especialistas e conecta secretarias municipais e estaduais a objetos digitais de aprendizagem (ODAs).

A Fundação Telefônica Vivo, por meio do Aula Digital ProFuturo, apoiou a construção dessas aulas através da Fundação Vitória Amazônica, parceiro executor local. Foram oferecidos a formação e assessoramento para o uso de tecnologia na educação a professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal. O objetivo era proporcionar recursos tecnológicos educativos que contribuísse para aulas criativas e dinâmicas.

Tanto para a equipe da Semed como para a equipe do Aula Digital, o uso da televisão como instrumento de ensino foi algo novo.

“Os educadores precisaram fornecer suporte aos pais e alunos dos mais diversos níveis. Soma-se a isso o desafio de refletir, planejar e gravar aulas televisivas”, relata Ana Cristina Ramos de Oliveira, Coordenadora Executiva Adjunta e Gerente do Projeto Aula Digital na Fundação Vitória Amazônica.

“A maior dificuldade foi, sem dúvida, preparar o professor para a gravar as aulas televisionadas. Eles precisaram aprender a olhar para a câmera de forma que não ficasse algo mecânico e sobre a entonação da voz”, complementa Vera Lucia Lima, chefe da divisão do Ensino Fundamental da Semed.

Os formadores do Aula Digital auxiliaram a construção de mais de 145 aulas utilizando os conteúdos ProFuturo. Houve suporte na produção textual, criação de imagens, vídeos, paródias, roteiro, tirinhas e auxílio em ideias relativas ao uso da Realidade Aumentada.

Além do ensino remoto

O Projeto Aula em Casa não ficou restrito a transmissão de aulas pela TV ou internet. Os professores da rede municipal ofereceram diariamente suporte aos alunos por aplicativo de conversa. Eles esclareceram dúvidas, elaboraram e disponibilizaram exercícios para fixação dos conteúdos.

A Semed também ofereceu formações aos professores relacionadas ao uso de recursos tecnológicos na educação, por meio da Fundação Vitória Amazônica, para que eles estivessem aptos à nova dinâmica e realidade imposta pela pandemia.

Para atender os alunos que não conseguiram acompanhar o ensino remoto foram elaborados e impressos materiais educativos. Também foram confeccionadas atividades para a educação infantil por meio do programa “Eba! Vamos Brincar!”.

Engajamento

Existem 244 mil alunos na rede municipal de ensino em Manaus, e de acordo com a Semed, na capital do Estado, cerca de 190 mil estudantes têm participado do “Aula em Casa”. Ainda segundo a Secretaria Municipal, o índice de engajamento dos alunos no projeto passou de 44% em abril para 79% em setembro. Já o engajamento dos professores passou de 62% para 90% neste mesmo período.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Vera Lúcia, conta que a Secretaria trabalhou no engajamento dos estudantes mas também das famílias. “Os diretores de escola, os pedagogos, os gerentes pedagógicos, a equipe toda se envolveu nesse processo de engajamento da família”. Para Vera Lucia, a pandemia trouxe como ponto positivo a aproximação dos pais com a educação das crianças, com os professores e com a escola.

A gerente da Fundação Vitória Amazônica, Ana Cristiana Ramos, pontua que incluir o uso das tecnologias educacionais e competências socioemocionais nas formações dos educadores permanece um desafio para que estes possam lidar com as mudanças e crises enfrentadas daqui pra frente, mas se mostra otimista quanto aos resultados do projeto.

“Renovamos a convicção de que o uso das tecnologias educacionais pode tornar a aula presencial ou remota dinâmica e significativa, além de ser uma ferramenta capaz de contribuir na resolução de problemas relacionados à aprendizagem. Sem dúvida, mesmo com a retomada das aulas presenciais, os recursos tecnológicos estarão cada dia mais presente no ambiente escolar”, acredita Ana Cristina.

Vera Lucia também concorda e já não consegue imaginar o processo de aprendizagem das crianças sem as plataformas digitais. “Todo o mundo vestiu a camisa, não só do projeto, mas para garantir o direito à educação. Vamos levar esta experiência para a vida, estamos imersos no mundo tecnológico e não podemos mais ficar fora dele”, conclui.

Projeto “Aula em Casa” de Manaus oferece aulas televisionadas para 190 mil estudantes
Projeto “Aula em Casa” de Manaus oferece aulas televisionadas para 190 mil estudantes