Educadores podem cursar o EaD para se atualizar na utilização da tecnologia dentro de processos pedagógicos.

Os espaços de falta de comunicação entre educador e aluno se alargam caso o docente não esteja disposto a se atualizar no universo do jovem, principalmente no tocante a novas tecnologias. Os objetos digitais fazem parte do dia a dia contemporâneo e são utilizados não só como ferramenta de entretenimento, mas também de pesquisa e de aprendizado. É com o intuito de diminuir essas distâncias e preparar profissionais para a nova realidade que a iniciativa Escola Digital lança um curso de Formação à Distância para Professores (Ead).

Parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Instituto Inspirare, o projeto Escola Digital já é, por si só, uma plataforma de inovação no aprendizado. Acervo online, gratuito e aberto à customização, ele reúne Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), incluindo vídeos, mapas, games e infográficos para serem utilizados e inspirarem educadores. Com a criação do curso EaD, a proposta é potencializar uma ação já realizada, formando professores capazes de disseminá-la.

O curso tem carga horária de 30 horas, navegação facilitada e flexibilidade com relação ao tempo de conclusão, que depende da disponibilidade de quem se matricula. Nele, o docente é orientado a como utilizar práticas pedagógicas modernas, usando a tecnologia como estratégia didática. Ele também disponibiliza um fórum de convivência entre educadores, que podem trocar experiências e informações. A previsão é de que, até dezembro, 1000 professores estejam capacitados para compartilhar o conteúdo.

Dividido em três módulos, no primeiro, Currículo e Tecnologia, o educador será introduzido às noções de cultura digital. O segundo, Plataforma Escola Digital, aborda a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação dentro de espaços escolares. Por fim, o terceiro módulo, Planejando com o uso de Objetos Digitais de Aprendizado e Ferramentas, propõe planejamento de atividades que façam uso do que foi aprendido.

A tecnologia dentro das práticas pedagógicas não pode mais ser usada eventualmente. Todo seu potencial deve ser revelado e utilizado, moldando as formas como as aulas serão ministradas e os conteúdos aprendidos. Professores que lidam com alunos que são nativos digitais encontrarão no EaD do Projeto Escola Digital um importante aliado para se atualizarem, diminuindo então distâncias não só digitais, mas também de relações dentro do espaço de ensino.

E para conhecer o curso de Ensino a Distância da plataforma Escola Digital acesse:

Projeto Escola Digital lança curso de formação à distância