Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Logo EnlighTed está chegando | Dias 19, 20 e 21 de outubro | Inscreva-se agora!

A Fundação Telefônica Vivo lançou o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) em escola municipal na Rocinha, no RJ. Confira!

O Projeto GENTE foi lançado em uma escola municipal na Rocinha, no Rio de Janeiro

Nas presenças de Françoise Trapenard e Mila Gonçalves, respectivamente, presidente e gerente da área de Educação e Aprendizagem da Fundação Telefônica Vivo, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lançou, na manhã do dia 01 de março, o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE).

Conheça o projeto

Trata-se de um novo conceito de escola, que se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. A unidade piloto do projeto funciona na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, com capacidade inicial para atender 180 alunos do 7º ao 9º anos. Todos os alunos matriculados na escola participam do projeto e, para isso, passaram por exames diagnósticos para identificar possíveis deficiências de aprendizagem, necessidades e estilos.

Protótipo das escolas do futuro da rede municipal carioca, o GENTE é uma das 156 escolas de Ensino Fundamental que integram o Programa de Educação Integral, que prevê a implantação do turno de sete ou oito horas em todas as unidades escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro até 2020. Também integra o programa Escolas do Amanhã, destinado a 155 escolas situadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas da cidade, e o Ginásio Carioca, que adota novos modelos de ensino do 7º ao 9º anos.

Proposta

O objetivo do GENTE é que não haja turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção automática e resultados imediatos.

Parcerias

Além da Fundação Telefônica Vivo, o GENTE, idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como parceiros o Ministério da Educação, Instituto Natura, Intel, MSTech, Tamboro, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta e UNESCO.

Esse post apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Projeto GENTE é lançado em escola municipal na Rocinha, no Rio de Janeiro
Projeto GENTE é lançado em escola municipal na Rocinha, no Rio de Janeiro