Desenvolver um produto que materializasse um propósito sempre foi a meta da autora do projeto Ecobolsa. Conheça sua história!">

Mais do que um produto, a Ecobolsa é um “propósito”
“Ver o projeto implementado é uma satisfação imensa!”, é o que garante Sandra Cristina Santana, uma das vencedoras da 4ª edição do Concurso de Projetos, realizado em 2008 pelo Programa Voluntários Telefônica. A participante colocou seus objetivos em prática neste primeiro semestre, tendo como resultado a confecção e venda da Ecobolsa – Atitude de Paz.

O projeto foi desenvolvido para fortalecer institucionalmente a Fundação Lama Gangchen, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde Sandra atua como voluntária desde 2008. “A ideia era dar visibilidade para a fundação com este projeto, por meio de uma educação não-formal para a cultura de paz, pois a instituição tem como princípio que a paz interior é o início para a paz mundial”, explica Sandra.

Desenvolver um produto que materializasse tal propósito foi a forma encontrada pela autora do projeto. E deu certo não só para a Fundação Lama Gangchen como também para outros parceiros que participaram do projeto, como a Design Possível, que desenvolveu o produto, e a ONG Arrastão, da qual um grupo de costureiras confeccionou as bolsas. “Todo mundo acabou absorvendo os valores representados pela bolsa, como o de uma cultura consciente de utilização dos recursos do meio ambiente e de sustentabilidade, além da cultura de paz. Acredito que uma sementinha bem forte foi plantada também neste grupo de mulheres costureiras”, explica.

A Ecobolsa foi lançada em uma noite com direito a palestra com o Lama Michel, no restaurante Piola, em São Paulo, e contou com a participação de jornalistas e formadores de opinião. A bolsa é confeccionada com material biodegradável e pode ser adquirida no Centro de Dharma (Rua Apinagés, 1.718 – Bairro Sumaré – Fone: 11 3871-4827).
Por Lucy De Miguel  | Vetor Comunicação

Projeto vira Ecobolsa e beneficia ONG que propaga a paz