O Mapa de Experiências Inovadoras, do Desafio Inova Escola, reuniu experiências de inovação educacional desenvolvidas nos diversos estados brasileiros. Conheça o infográfico e algumas das escolas selecionadas.
Imagine reunir escolas e projetos educacionais inovadores em um só lugar, no intuito de ajudar educadores, inspirar outros projetos e divulgar escolas que fazem a diferença por todo o Brasil? Foi dessa forma que surgiu o Mapa de Experiências Inovadoras do Desafio Inova Escola.
O infográfico tem como objetivo apoiar e inspirar a prática diária dos educadores que desejam inovar em suas instituições ou se aproximar da inovação educativa. Ele reúne 113 experiências inovadoras de todo o país, advindas dos destaques nacionais e regionais da que participam do Desafio Inova Escola em 2019, bem como do Movimento de Inovação na Educação, parceiro do Prêmio.
O Desafio Inova Escola foi idealizado dentro do Programa ProFuturo, uma iniciativa da Fundação Telefônica com a Fundação “la Caixa”. A coordenação técnica é realizada pelo CENPEC Educação(Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
A primeira edição aconteceu em 2019. Educadores das redes de ensino público e privado de todo país foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para a transformação de suas escolas e traçar soluções para esses desafios.
O Movimento de Inovação na Educação integra redes, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais que atuam pela transformação da educação em seus diversos campos.
O principal objetivo é apoiar as organizações voltadas para a educação que inovam em seus projetos políticos pedagógicos. O MIE é resultado da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Ashoka.
O CENPEC Educação fez a curadoria das experiências inovadoras disponibilizadas no site do MIE. O critério principal de seleção era o fato de serem escolas, pois no site também são disponibilizadas iniciativas inovadoras provenientes de organizações sociais.
“Inovador é algo que seja construido coletivamente, de uma forma participativa na escola, e que venha responder a um desafio real daquele contexto. Tem que ter uma intencionalidade e ser significativo e a tecnologia é um meio que permeia esse processo”, afirma Renata Altman, gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo.
Para tornar a experiência do infográfico ainda melhor, é possível navegar por meio de filtros, realizar diferentes pesquisas: pelo tipo da iniciativa (projeto inovador ou escola inovadora), etapa e modalidade de ensino, dependência administrativa e região e estado.
“Ao navegar pelas diferentes experiências, que contemplam quase todos os estados brasileiros, é possível conhecer uma diversidade de propostas criativas e inovadoras de realidades muito distintas. O conhecimento amplia nossas referências e traz novas inspirações para que cada um desenvolva experiências próprias e que sejam inovadoras para o contexto de sua escola”, explica Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora do Prêmio Desafio Inova Escola pelo CENPEC Educação.
Em um contexto de pandemia provocada pela Covid-19, a coordenadora acredita que por conta do fechamento das escolas e do ensino remoto, toda a comunidade escolar precisou “se reinventar com diferentes estratégias buscando garantir a aprendizagem dos estudantes”.
“Apesar das muitas dificuldades, os professores estão criando novas possibilidades para chegar aos seus alunos, com uso das tecnologias disponíveis e das possibilidades de acesso das famílias. A inovação é um movimento constante de mudanças e criação de novas possibilidades”, afirma Ana Cecília.
Conheça algumas experiências inovadoras disponíveis no mapa interativo:
- Escola Inkiri (Maraú, Bahia)
A Escola Inkiri é reconhecida pelo Movimento de Inovação na Educação (MIE). Entre as suas características ressalta-se a organização em ciclos, que vai do ciclo 1 ao 5 e nos quais cada educador é referência. A partir do ciclo 2, as crianças escolhem e executam seus projetos, que podem ser individuais ou coletivos, acompanhados pelo educador de referência. Assim, valorizam-se o protagonismo, a criatividade, a socialização e o afeto nas relações de ensino-aprendizagem. A cada 15 dias, realizam-se assembleias nas quais os combinados são decididos. As crianças participam, ainda, de vários projetos da Comunidade Inkiri.
- Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa (Parintins, Amazonas)
O projeto, “Nenhum a Menos!”, Destaque Regional e Destaque Voto Popular do Desafio Inova Escola 2019, propôs-se a trabalhar de forma pedagógica com o processo de inclusão, para que essa seja de direito e de fato. A proposta se concretiza com a criação de uma sala de recursos, adequada para atender às crianças em suas variadas deficiências.
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- Escola Estatudal Angelina Jaime Tebet (Ivinhema, Mato Grosso do Sul)
A EE Angelina Jaime Tebet é reconhecida pelo Movimento de Inovação na Educação (MIE). Entre suas características, a escola ressalta a promoção do protagonismo juvenil. Os estudantes se desenvolvem por meio de projetos, nos quais criam, pesquisam e exercem a criatividade, junto com o trabalho em equipe. Também é destaque a participação de toda a comunidade na definição do plano político pedagógico.
- Centro Educacional Ímpar (Montes Claros, Minas Gerais)
O Projeto “Blackbox”, Destaque Regional do Desafio Inova Escola 2019, diante da baixa interatividade dos estudantes com as atividades escolares, visa inseri-los como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe-se o uso da gamificação para a resolução de problemas e para a qualificação da aprendizagem aliada à tecnologia, de forma a tornar as aulas mais atraentes.
- Escola Básica Municipal Santa Terezinha (Xaxim, Santa Catarina)
O projeto “Partilha de vida”, da EBM Santa Terezinha e Destaque Regional do Desafio Inova Escola 2019, visa aperfeiçoar as condições de participação dos pais e responsáveis no ambiente escolar. Propõe-se, assim, a executar um programa de atendimento familiar individualizado, que conta com mudanças nos espaços para melhor acolhimento ao público, ambientes adequados para reuniões e montagem de dois espaços: a Sala de Partilha Existencial e a Sala de ArteTerapia.