Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé

Plano de Aula 5º ano

Exploração do trabalho infantil

 

Duração da atividade:  3 Aulas de 50 minutos

ØObjetivos: – Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil.

                   – Identificar quais os motivos que levam à exploração de crianças.

ØDesenvolvimento /Estratégias

Para dar início à atividade, o professor deverá indagar aos alunos sobre o que eles compreendem por trabalho infantil;

ØPromover um debate permitindo que todos exponham suas ideias.

ØListar no quadro os motivos que levam às explorações infantis citados pelos alunos e intervir de forma a acrescentar nesta lista outros motivos não comentados por eles. Na sequência, esta lista deverá ser registrada no caderno.

ØComplementar a discussão diferenciando para os alunos trabalho infantil de atividade infantil.

ØNa sequência fazer leitura interpretativa do texto “Criança de circo passa a vida viajando”.

ØNo projetor multimídia assistir com os alunos os vídeos:

A infância roubada:

Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha:

 

Estatuto da Criança e do Adolescente:

Direitos da Criança:

ØNum segundo momento solicitar aos alunos que façam um desenho que expresse o que sentem e pensam em relação ao que foi discutido e assistido, utilizando folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache de diversas cores.

ØAo término dos desenhos, os alunos deverão socializar com toda a turma suas produções e na sequência organizarão um painel com todos os desenhos com o título: “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”

ØDialogar com os alunos sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

ØOs alunos deverão registrar individualmente os direitos e deveres da criança.

ØConfeccionar cartazes com os alunos com direito e deveres da criança.

ØRecursos materiais: Caneta, caderno, lápis borracha, cartolina, cola jornal, revista, internet, cola.

ØAvaliação:

A avaliação deverá ser continua processual, diagnostica. Através de trabalhos individuais ou em grupo.

A avaliação dos alunos será feita através da participação dos alunos nas discussões promovidas em sala e pela produção individual de texto.

O aluno deverá ser capaz de identificar situações em que os direitos da criança e do adolescente não estão sendo respeitado e de propor ações de mudança.

Será também observado o respeito aos momentos da fala e escuta as opiniões dos colegas.

Auto avaliação dos alunos (oral por escrito) participação individual e grupal nas atividades proposta. Em que a atividade contribui para conhecer e refletir sobre o trabalho infantil e o estatuto da criança.

 

Atividades aplicadas:

Texto: CRIANÇA DE CIRCO PASSA A VIDA VIAJANDO              

 

Artistas de circo viajam pelas cidades para apresentar espetáculos. Mora em uma casa chamada trailer, que fica presa atrás de um carro. O trailer é estacionado onde o circo é montado. Crianças de circo começam a trabalhar cedo. Quando não estão na escola ou ensaiando, brincam no terreno em que o circo fica estacionado.

No circo Vostok, antes do show, vendem pipoca e refrigerantes. Recebem parte do dinheiro que conseguem com as vendas.

O trapezista mais jovem do mundo trabalhou no grande Circo Popular do Brasil. Além de ser o melhor no trapézio, Serginho Vieira, 9, faz acrobacias. Diego Esbano, 13, que trabalhou no circo Beto Carrero, roda laço de fogo e apaga velas com chicote. Diz que gosta desse trabalho.

ESTUDAR É DIFÍCIL

Uma lei obriga as escolas aceitarem as crianças que moram em circos em qualquer época no período de aulas. Elas acham difícil acompanhar aulas e professores tão diferente em apenas um ano de aula. Jenifer Camargo, 5, dança vestida de palhaça no circo Vostok.

Ela diz que Adora morar no circo, mas tem saudade das amigas das outras escolas.

O grande circo Popular do Brasil tem professores que dão aulas de reforço para quem não consegue estudar sozinho. As crianças fazem à lição juntas, no trailer.

O Circo Popular tem também pré-escola para crianças de 2 a 6 anos.

Fonte: Folhinha, 06 de ago. 1994.

Responda:

A) Onde os artistas de circo moram? ………………………………………………………..

………………………………………………………………………………………………………… 

B) Em que dia, mês e ano essa reportagem foi publicada? …………………………….

C) Quem é o trapezista mais jovem do mundo e em que circo trabalha?…………….

…………………………………………………………………………………………………………

D) Como você sentiria vivendo como uma criança de circo?…………………………….

…………………………………………………………………………………………………………

2) Marque V para verdadeiro e F para falso de acordo com o texto:

A- (    ) Crianças de circo só trabalham estudam, nunca brincam.

B- (    ) No circo Vostok as crianças que vendem pipoca e refrigerante ganham parte do dinheiro que conseguem com as vendas.

C- (    ) As escolas não podem aceitar as crianças de circo em qualquer época do ano, só quando começam as aulas, em fevereiro.

3) Complete o quadro abaixo com a idade e a função de cada uma das crianças no circo, de acordo com o texto:

Nome                     Idade                  O que faz no circo

Serginho

Diego

4- Considerando que o texto que você leu foi publicado em 1994, há 20 anos, calcule a idade que cada uma das crianças teria hoje.

Nome                Idade em 1994                   Idades atual

Serginho

Diego

Jenifer

5- Deixe uma mensagem para as crianças que vivem em circos:

Proposta Pedagógica / Plano de Aula para 5º ano
Proposta Pedagógica / Plano de Aula para 5º ano