Dados são como impressões digitais que deixamos na internet. Responda ao teste e descubra se está cuidando da sua privacidade on-line!
À primeira vista, privacidade de dados pode parecer um conceito difícil de entender. Afinal, dados são como impressões digitais que deixamos em toda e qualquer interação com a internet. É a partir desse grande volume de informação que o Big Data toma decisões sobre os padrões de comportamento on-line de qualquer pessoa.
De acordo com a Cisco, empresa de soluções em tecnologia da informação, a previsão é que até 2023 existam três vezes mais dispositivos conectados do que o número de pessoas no mundo. Isso significa que a circulação de dados crescerá exponencialmente.
Da mesma forma, a tendência é que os ataques cibernéticos acompanhem o movimento. O primeiro semestre de 2021 registrou um aumento de 40% nos crimes digitais contra organizações. Os dados são da Check Point, empresa especialista em segurança digital.
No Brasil, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 73% dos entrevistados já sofreram algum tipo de ameaça digital, principalmente no que se refere a links de mensagens falsas e senhas interceptadas. O país já está em segundo lugar no ranking global de vulnerabilidade a ataques cibernéticos.
Sendo assim, a educação em dados torna-se uma ferramenta fundamental para viver no século XXI. Estar atento às situações em que você expõe seus dados pode garantir maior controle sobre informações compartilhadas e sobre a privacidade de dados.
Leia mais: 5 filmes para refletir sobre o uso de dados
Privacidade de dados: direitos garantidos com a LGPD
Ao preencher uma ficha de cadastro ou criar uma conta em um aplicativo, você está compartilhando dados pessoais com as empresas. A Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD), aprovada em setembro de 2020, foi criada para garantir que essas informações sejam coletadas e tratadas de acordo com critérios específicos.
Por meio dos termos de uso, a empresa deverá informar qual é a finalidade da coleta de dados e não poderá utilizá-los para além do que foi combinado. Caso você receba ligações ou promoções fora desse escopo, pode pedir para que a empresa exclua suas informações da sua base de dados.
Além disso, você também pode monitorar as empresas para saber exatamente quais são os dados que elas mantêm sobre você. Saiba mais sobre como funciona a LGPD na sua escola!
Quer saber se você está usando a internet de forma segura e se a sua privacidade de dados está garantida? Responda ao quiz abaixo e descubra!