Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Dados são como impressões digitais que deixamos na internet. Responda ao teste e descubra se está cuidando da sua privacidade on-line!

#Estudantes#TecnologiasDigitais

Imagem mostra a ilustração de uma lupa sobre vários pontos de interrogação

À primeira vista, privacidade de dados pode parecer um conceito difícil de entender. Afinal, dados são como impressões digitais que deixamos em toda e qualquer interação com a internet. É a partir desse grande volume de informação que o Big Data toma decisões sobre os padrões de comportamento on-line de qualquer pessoa.

De acordo com a Cisco, empresa de soluções em tecnologia da informação, a previsão é que até 2023 existam três vezes mais dispositivos conectados do que o número de pessoas no mundo. Isso significa que a circulação de dados crescerá exponencialmente.

Da mesma forma, a tendência é que os ataques cibernéticos acompanhem o movimento. O primeiro semestre de 2021 registrou um aumento de 40% nos crimes digitais contra organizações. Os dados são da Check Point, empresa especialista em segurança digital.

No Brasil, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 73% dos entrevistados já sofreram algum tipo de ameaça digital, principalmente no que se refere a links de mensagens falsas e senhas interceptadas. O país já está em segundo lugar no ranking global de vulnerabilidade a ataques cibernéticos.

Sendo assim, a educação em dados torna-se uma ferramenta fundamental para viver no século XXI. Estar atento às situações em que você expõe seus dados pode garantir maior controle sobre informações compartilhadas e sobre a privacidade de dados.

Quer saber se você está usando a internet de forma segura e se a sua privacidade de dados está garantida? Responda ao quiz abaixo e descubra!

1 - Qual é o critério usado por você para criar uma senha na internet?

2 - Você acaba de entrar com seu login e senha em um aplicativo. Imediatamente, o navegador te oferece a opção de guardar suas informações para futuros acessos. O que você faz nessa situação?

3 - Como você se certifica de que o site em que está comprando é seguro?

4 - Para fazer compras no aplicativo da sua loja favorita, é necessário criar uma conta. No momento do cadastro, você tem a opção de logar com o perfil das suas redes sociais. O que você faz?

5 - Antes de baixar o aplicativo do momento, um pop-up surge na sua tela pedindo para que você aceite os termos e condições de uso. O que você faz nesse caso?

6 - O que devemos fazer para proteger a câmera e o microfone quando não estão em uso?

7 - Você está no supermercado e se lembra de uma conta que deixou de pagar. Ao checar o Wi-Fi, vê que o estabelecimento oferece uma rede pública. Sendo assim, você:

8 - No seu computador/celular, o antivírus está:

Resultado:
Quiz: Você está usando seus dados de forma segura?
Quiz: Você está usando seus dados de forma segura?