No ano em que a Fundação Telefônica Vivo celebrou 15 anos de história, não faltaram motivos para comemorar. Afinal, mais pessoas se juntaram à nós e participaram dos nossos projetos para transformar a vida de muita gente por meio da tecnologia. Basta assistir aos mais de 1.000 vídeos enviados pelos colaboradores do Grupo com depoimentos em que contam como fazem parte da Fundação Telefônica Vivo. Confira uma retrospectiva de 2014.

Na Semana do Voluntariado Digital, os colaboradores se engajaram em missões solidárias, disponíveis em uma plataforma gameficada. A cada missão cumprida, novos pontos. Coletivamente, todos cumpriram a meta geral, por meio de 1.034 missões, e isso resultou na doação notebooks para 10 escolas rurais participantes do projeto Escolas Rurais Conectadas. Através do programa Vacaciones Solidárias, alguns colaboradores tiveram a oportunidade de fazer o bem em outros países! Nesse ano, foram 86 colaboradores inscritos, o recorde em uma edição do programa. 11 deles foram selecionados e tiveram férias inesquecíveis, participando de atividades voluntárias em ONGs de países da América Latina. Já o Dia dos Voluntários Telefônica merece atenção especial: em 39 cidades brasileiras, 4.500 colaboradores arregaçaram as mangas para ajudar mais de 25 mil pessoas, seja por meio de ações presenciais ou pelo voluntariado digital, que permite ao colaborador realizar a ação social conforme a sua disponibilidade de tempo. Até animais abandonados foram beneficiados na edição desse ano, que contou com uma feira de adoção de animais realizada no estacionamento do Edifício Eco Berrini.

Em 2014, lançamos a segunda fase do projeto Escolas Rurais Conectadas nas cidades de Cambuí (MG) e Carpina (PE) e, em parceria com a Samsung, doamos notebooks para escolas destes municípios para que os professores participem de formações online. Desde 2012, o projeto leva conexão 3G para escolas públicas e rurais brasileiras e até o final de 2015, 22 mil escolas estarão conectadas. A Campanha É da Nossa Conta!, apadrinhada nesse ano pelo cantor Gilberto Gil, ganhou força no semiárido do País, mobilizando jovens, famílias e empregadores da região para reconhecer e enfrentar o trabalho infantil. E através do projeto Escolas que Inovam, conseguimos fazer a implantação de fibra ótica de 100 mega à Escola Campos Salles e realizar ações do Dia dos Voluntários Telefônica na Escola Amorim Lima.

Participamos de mais uma edição do Seminário Social Good Brasil, evento que discute e promove o uso de tecnologias e novas mídias para a transformação social. A ocasião foi propícia para o lançamento do Estudo de Tendências Visão de Futuro +15, desenvolvido pela Fundação para planejar suas inciativas e trabalhos olhando para o futuro e inspirada em inovações da sociedade
Esperamos que no final de 2015 a nossa retrospectiva esteja ainda mais repleta de boas ações que transformem a vida de muitas pessoas. Porque encontrar novos caminhos é o nosso jeito de contribuir para a mudança social.
Desejamos Boas Festas e um ano novo cheio de realizações!

Retrospectiva 2014: o que fizemos para transformar a vida de muita gente!