Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Chegou o momento de relembrar e refletir sobre os acontecimentos de 2020. Para isso, reunimos cinco de nossos conteúdos que foram destaques durante o ano.

#Listas

Imagem mostra uma família negra olhando para a tela de um tablet que está apoiado no sofá e sorrindo

A pandemia do coronavírus e o seus desdobramentos marcaram o ano de 2020. A crise não foi apenas sanitária e atingiu outros setores como a educação, o empreendedorismo e as iniciativas de impacto social, além das ações do voluntariado marcadas por ações a distância.

Apesar dos desafios, o ano também trouxe reflexões importantes como a urgência de se promover cada vez mais a inclusão, a diversidade e a  igualdade social, racial, de gênero em todas as esferas da sociedade. Outros temas importantes também continuaram em pauta, como a situação ambiental no país e as novas formas de se conectar a causas e pessoas, diante do isolamento.

Frente a tudo isso, selecionamos cinco matérias que tocam nesses temas e que se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo. Relembre!

 

11 conteúdos para crianças que estimulam uma educação antirracista

 

Em uma sociedade composta por mais da metade da população autodeclarada negra e parda (56,10%), a presença nas escolas particulares, nos cargos de liderança, na política, nas telas e nos livros ainda é proporcionalmente incompatível com o número apresentado.

Considerando que uma das formas de combater o racismo estrutural é trazer histórias, livros, filmes e músicas produzidas e protagonizadas por pessoas pretas para o cotidiano das crianças, separamos uma lista com alguns conteúdos para reforçar a representatividade e identidade do povo negro todos os dias do ano.

 

10 podcasts para ficar por dentro de temas ambientais no Brasil

 

O podcast é uma mídia relativamente recente no Brasil, mas está em alta, e tem se disseminado bastante. Dentre as variedades de temas disponíveis, muitos programas têm instigado debates sobre o meio ambiente, inclusive no que se refere à Amazônia, considerado um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.

Para te ajudar a estar por dentro das questões ligadas a sustentabilidade, consumo consciente ou políticas ambientais, nesta matéria reunimos dez podcasts que trazem informações de qualidade.Todos buscam relacionar nossos hábitos e estilos de vida com o meio ambiente, e apesar das diferentes abordagens, trazem inspiração para um amanhã melhor e mais sustentável.

 

5 aprendizados para a educação pós-pandemia

 

Os países que já reabriram suas escolas tiveram o retorno dos alunos marcado por mudanças significativas. Horários alternados de entrada e saída, estações para higienização das mãos, medição de temperatura e o não compartilhamento de materiais escolares são algumas das medidas adotadas.

Os exemplos internacionais mostram que há muitos desafios por vir, especialmente no Brasil, onde desigualdades educacionais foram aprofundadas na pandemia. Mas apesar do ineditismo e da incerteza, especialistas apontam que algumas mudanças chegam para ficar e podem tornar o sistema educacional mais alinhado às necessidades de ensino e aprendizagem do século XXI. Confira, neste texto, cinco aprendizados durante a pandemia

que devem seguir na educação.

 

7 iniciativas de voluntariado digital para ajudar sem sair de casa

 

A tecnologia exerce um papel transformador, sobretudo na maneira como vivemos. O trabalho, a educação, o transporte e até mesmo as relações ganharam novos contornos a partir da redução de distâncias físicas e espaciais que resultam da conectividade.
Com o voluntariado não poderia ser diferente. Por meio de ferramentas e plataformas digitais, voluntários tiveram a oportunidade de se conectar a causas e pessoas, sem a necessidade de sair de casa.

Conheça algumas iniciativas de voluntariado digital que geram impacto social positivo.

 

Tecnologia assistiva: 11 ferramentas que dão acessibilidade a pessoas com deficiência

 

A tecnologia assistiva (TA) é o ramo que visa eliminar barreiras para aumentar a participação, inclusão social, autonomia, qualidade de vida e independência das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Diversos profissionais se dedicam ao desenvolvimento de aparatos tecnológicos, plataformas e aplicativos para garantir a aplicação da TA. Reunimos algumas dessas ferramentas em uma lista para facilitar o acesso. Confira!

 

Retrospectiva 2020: cinco listas de conteúdos para relembrar o ano
Retrospectiva 2020: cinco listas de conteúdos para relembrar o ano