Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O Edital de Arte e Tecnologia recebeu muitas inscrições de projetos, mas poucos foram selecionados. Saiba mais sobre esses finalistas!

Saiba mais sobre os projetos selecionados no edital de Arte e Tecnologia

O Brazilian Internacional Game Festival – BIG Festival, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), será o primeiro festival independente de games no Brasil. O projeto combina inovação e resgate da historia dos games.

Já a Escola Digital de Tradições vai registrar e difundir o acervo histórico do Brasil em suas diversas manifestações, valorizando aspectos de musicalidade e utilizando vídeo aulas. Todo o conteúdo estará na rede. Sediado em Brasília, o projeto é desenvolvido pelo Ponto de Cultura “Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro”.

O Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV tem a parceria da TV Brasil e o Ministério da Cultura para criação de 420 curtas, interprogramas, ficções, animações, documentários e registros audiovisuais para exibição em TV e em redes, mídias moveis e plataformas online. O Projeto é sediado em Lençóis/BA, com intercâmbio de escolas de  Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Roraima, Pará, Goiás, Distrito Federal e Moçambique (África).

Ao promover o acesso à literatura brasileira por meio da cultura digital, o projeto Jogos: clássicos da literatura propõe a adaptação de três obras clássicas para jogos eletrônicos: “O Cortiço” (Aluizio de Azevedo), “Dom Casmurro” (Machado de Assis) e “Memória de um Sargento de Milícias”(Manoel de A. de Almeida). O projeto tem parceria com o “Acessa São Paulo” e seu foco de ação será na capital paulista e cidades do interior: Araraquara, Campinas, Peruíbe, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto.

Baseado em Campo Grande/ MS, o Memórias do Futuro, olhares da infância brasileira é um projeto de pesquisa, registro e divulgação de manifestações da cultura da infância no Brasil, com pesquisa e documentação de brincadeiras e hábitos das crianças contemporâneas e registro de relatos e memórias de pais, avós, educadores e pesquisadores sobre as brincadeiras de sua época. O projeto estimula o protagonismo juvenil, faz parceria com pontos de cultura e realiza a Caravana Tecnobrincante, com exposição multimídia e interativa nas escolas.

Projeto apresentado por Lucas Bamboozi, um dos mais conceituados produtores de Arte e Tecnologia do Brasil, o Laboratório móvel de criação, difusão e acessibilidade propõe a criação e residências artísticas em uma estrutura itinerante equipada com recursos expositivos e de exibição. O projeto pretende romper as fronteiras entre os espaços distintos de arte e não-arte na cidade. Promove, ainda, o envolvimento de diferentes públicos, capacitando, estimulando e promovendo o acesso à produção de obras artísticas.

Com o objetivo de capacitar e integrar jovens de diferentes etnias indígenas ao uso de mídias digitais, o Occa Digital vai realizar oficinas gratuitas de Arte e Tecnologia com mais de 500 crianças, adolescentes e jovens indígenas, em parceria com a Escola Indígena Tupinambá. O projeto é baseado em Salvador/BA.

E o www.filmesquevoam.com.brCanal Infantil é o primeiro canal do Brasil a exibir gratuitamente e em diferentes plataformas filmes brasileiros para o público infantil. Baseado em Florianópolis/SC, o projeto promove e fomenta audiência para filmes infantis e a experiência de assisti-los em diferentes telas. É um desdobramento da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Saiba mais sobre os projetos selecionados no edital de Arte e Tecnologia
Saiba mais sobre os projetos selecionados no edital de Arte e Tecnologia