Tomar conta do planeta é inerente a qualquer cidadão do mundo. Mas há pessoas que vão além e tornam-se representandes do protagonismo ambiental. Entenda mais!
Entenda o que é e por que o protagonismo ambiental é tão importante para a sustentabilidade do planeta
Tomar consciência da preservação ambiental é algo que deveria estar inerente a qualquer cidadão do mundo. Mas há pessoas que dão a vida pela causa ambiental e tornam-se protagonistas na luta pela sobrevivência e sustentabilidade do planeta. A senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, sempre destaca a questão de que não há desenvolvimento sem o aproveitamento equilibrado dos recursos naturais. “Ser ambientalista é trabalhar e defender o aproveitamento correto dos recursos naturais porque disso depende a continuidade e a qualidade da vida” diz.
A senadora lamenta o tempo em que o ambientalista era tido como motivo de piadas. “Foi uma difícil caminhada até atingirmos um patamar de consciência da população que dá suporte ao uso responsável do ambiente natural. Mas ainda há quem não se convença, mesmo diante de graves desastres ambientais, mesmo diante de uma crise da proporção desta que vivemos agora e que ameaça o futuro da humanidade e do planeta”, afirma.
Quem estiver interessado em conhecer mais sobre este trabalho ou mesmo juntar-se a organismos que lutam pelas causas ambientais, há ONGs internacionais que atuam em diversas frentes, como o Greenpeace Brasil (www.greenpeace.org.br), o SOS Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br) e o WWF-Brasil (www.wwf.org.br).
Vale lembrar que a questão ambiental já não é mais de responsabilidade de movimentos ambientalistas, mas sim de toda a sociedade. É importante que todos tenham consciência de que as atitudes que temos hoje com relação ao meio ambiente serão o reflexo do mundo que queremos deixar para as futuras gerações.
Você sabia…
Que a palavra “sustentabilidade” apareceu pela primeira vez em 1987, em um relatório da ONU chamado “Relatorio Burtland”? Nele, o termo é descrito como: “a ação de atender as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades atendidas”. O estrategista americano Peter Senger, ativista de causas ambientais, chama a atenção para a banalização da palavra, que vem sendo utilizada em comerciais de empresas misturando sustentabilidade ambiental, social e econômica. Embora interligadas, as ações têm protagonistas bem distintos.
No livro “Indicadores de Sustentabilidade”, o autor Van Bellen afirma que “o desenvolvimento sustentável depende de reduzir a destruição ecológica, principalmente através da diminuição das trocas de energia e matéria-prima dentro da economia”.
Por isso, seja você também um protagonista ambiental tomando consciência deste princípio, que nos remete a ser um consumidor mais exigente e consciente, comprando de empresas que respeitam o meio ambiente e que utilizam materiais renováveis e sustentáveis. Pense nisso!
Por Lucy De Miguel | Vetor Comunicação