Conhecido como Dia dos Voluntários, esse ano o evento foi transformado na Semana dos Voluntários. Com ações realizadas por meios digitais, mobilizou 4.745 colaboradores em 50 cidades de todas as regiões do país
O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobiliza os colaboradores ao longo de todo o ano por meio de ações presenciais e digitais. Em 2020, devido à pandemia, as ações digitais foram ampliadas para plataformas como Portal dos Voluntários e o Game do Bem. O programa também conta com uma estrutura de comitês de voluntariado espalhados pelas cinco regiões no Brasil, que planejam e realizam ações voluntárias durante o ano:
Membros de comitês: planejam, desenvolvem e executam as atividades;
Embaixadores: lideram e gerenciam os comitês locais de voluntariado;
Sponsors: apoiam os comitês na execução dos projetos.
“A Semana dos Voluntários está alinhada com o nosso propósito: digitalizar para aproximar.” A fala de abertura de Christian Gebara, presidente da Vivo, deu o tom da Semana dos Voluntários, que aconteceu entre 7 e 13 de novembro de 2020. Se antes milhares de colaboradores do Grupo Telefônica se empenhavam em mobilizações voluntárias presenciais concentradas no Dia dos Voluntários Telefônica, nesta 16ª edição, pela primeira vez, o evento aconteceu por meio de ações digitais e teve a duração de uma semana, visando garantir a segurança de todos os voluntários e beneficiários devido à pandemia.
Nos 26 países em que o Grupo Telefônica atua, os colaboradores também se mobilizaram para realizar ações de voluntariado digital. A participação dos colaboradores nas ações digitais este ano reforça com mais força do que nunca que podemos transformar o mundo e torná-lo muito mais humano e inclusivo, pois a distância não nos impede de chegarmos a lugares diversos e continuarmos a ajudar quem mais precisa.
No Brasil, foram 4.745 colaboradores voluntários que participaram das atividades digitais. Confira os resultados!
Diversidade de causas: da inclusão ao bem-estar
Os voluntários se dividiram em eventos online que atenderam instituições espalhadas em 50 cidades do país. De Campinas, localizada no interior de São Paulo, até Boa Vista (RR) e Santa Maria (RS), todas as regiões estiveram representadas na Semana dos Voluntários. A diversidade também se refletiu nas causas atendidas: educação, inclusão no mercado de trabalho, atendimento a pessoas com deficiência e promoção do bem-estar foram alguns dos temas trabalhados tanto para beneficiários quanto para os colaboradores voluntários.
As atividades envolveram campanhas de crowdfunding, oficinas de capacitação – com palestras sobre carreira e mercado de trabalho; recreação com contação de histórias; lives musicais; produção de conteúdo – especialmente sobre comunicação e uso de redes sociais das instituições; e atividades manuais – como produção de brinquedos ou bijuterias que serão enviadas posteriormente às instituições.
Dentre as instituições participantes, a abertura online das atividades realizada pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), de São Paulo, e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que tem presença em vários estados brasileiros, contou com a participação do DJ Alok. O músico deixou um recado muito especial para Paulinho Duque, jovem assistido pela Apae de Roraima que cantou durante a live ao lado de seu professor de música.
Pelo comitê de Curitiba (PR), foi promovida uma oficina prática pela Associação Beneficente Dikaion em que foram ensinadas algumas expressões em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Ainda na região sul, o comitê de Florianópolis (SC) organizou uma palestra sobre a importância e estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência, conduzida pela equipe da Associação Catarinense para a integração do Cego (ACIC).
Pelo Instituto Ana Rosa, em São Paulo, colaboradores voluntários realizaram capacitações para orientar jovens no ingresso ao mercado de trabalho e promoveram também oficinas sobre criação de podcasts, além de conteúdos voltados a temas como empreendedorismo e uso de redes sociais.
Em Belém (PA) houve uma oficina para a criação de hortas pela Associação Colorindo a Vida. Também foi organizada a entrega de mudas plantadas por colaboradores voluntários a crianças atendidas pela Casa do Vovô Nestor, em Campinas (SP).
Esses foram apenas alguns exemplos das atividades que foram organizadas por meios digitais ao longo da programação, entre 7 e 13 de novembro.
Voluntariado digital ganhou relevância em 2020
A Semana dos Voluntários reflete todas as ações que ocorreram ao longo do ano e que só foram possíveis devido ao esforço de todos os colaboradores voluntários, liderados pelos 63 embaixadores do Programa de Voluntariado, que repensaram e planejaram esse grande acontecimento junto à Fundação Telefônica Vivo.
Em 2020, foi preciso fazer uma reformulação e o voluntariado digital ganhou destaque, possibilitando a continuidade do trabalho de assistência a causas sociais a distância. Do acolhimento a idosos por meio de chamadas virtuais até o engajamento na plataforma Game do Bem, que somente na campanha do Resgate Solidário chegou a 39 mil pessoas, por exemplo. É a dedicação de cada colaborador que garante o sucesso de cada ação!
“A Semana dos Voluntários exigiu de nós uma nova forma de abordar a utilização da tecnologia sem deixar de fazer o bem. Tenho muito orgulho do nosso time!”, resumiu Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, ao agradecer o empenho de todos os colaboradores voluntários no encerramento do evento.