Conhecido como Dia dos Voluntários, esse ano o evento foi transformado na Semana dos Voluntários. Com ações realizadas por meios digitais, mobilizou 4.745 colaboradores em 50 cidades de todas as regiões do país

O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobiliza os colaboradores ao longo de todo o ano por meio de ações presenciais e digitais. Em 2020, devido à pandemia, as ações digitais foram ampliadas para plataformas como Portal dos Voluntários e o Game do Bem. O programa também conta com uma estrutura de comitês de voluntariado espalhados pelas cinco regiões no Brasil, que planejam e realizam ações voluntárias durante o ano:

Membros de comitês: planejam, desenvolvem e executam as atividades;
Embaixadores: lideram e gerenciam os comitês locais de voluntariado;
Sponsors: apoiam os comitês na execução dos projetos.

“A Semana dos Voluntários está alinhada com o nosso propósito: digitalizar para aproximar.” A fala de abertura de Christian Gebara, presidente da Vivo, deu o tom da Semana dos Voluntários, que aconteceu entre 7 e 13 de novembro de 2020. Se antes milhares de colaboradores do Grupo Telefônica se empenhavam em mobilizações voluntárias presenciais concentradas no Dia dos Voluntários Telefônica, nesta 16ª edição, pela primeira vez, o evento aconteceu por meio de ações digitais e teve a duração de uma semana, visando garantir a segurança de todos os voluntários e beneficiários devido à pandemia.

Nos 26 países em que o Grupo Telefônica atua, os colaboradores também se mobilizaram para realizar ações de voluntariado digital. A participação dos colaboradores nas ações digitais este ano reforça com mais força do que nunca que podemos transformar o mundo e torná-lo muito mais humano e inclusivo, pois a distância não nos impede de chegarmos a lugares diversos e continuarmos a ajudar quem mais precisa.
No Brasil, foram 4.745 colaboradores voluntários que participaram das atividades digitais. Confira os resultados!

Infográfico traz os Resultados da Semana dos Voluntários 2020. Em uma imagem que mistura ilustrações e números está descrito: 50 cidades; 4.745 voluntários; 64 instituições; 47.660 beneficiários; 1.500 clientes pelo Vivo Valoriza. As cores roxo e rosa predominam.

Diversidade de causas: da inclusão ao bem-estar

Os voluntários se dividiram em eventos online que atenderam instituições espalhadas em 50 cidades do país. De Campinas, localizada no interior de São Paulo, até Boa Vista (RR) e Santa Maria (RS), todas as regiões estiveram representadas na Semana dos Voluntários. A diversidade também se refletiu nas causas atendidas: educação, inclusão no mercado de trabalho, atendimento a pessoas com deficiência e promoção do bem-estar foram alguns dos temas trabalhados tanto para beneficiários quanto para os colaboradores voluntários.

As atividades envolveram campanhas de crowdfunding, oficinas de capacitação – com palestras sobre carreira e mercado de trabalho; recreação com contação de histórias; lives musicais; produção de conteúdo – especialmente sobre comunicação e uso de redes sociais das instituições; e atividades manuais – como produção de brinquedos ou bijuterias  que serão enviadas posteriormente às instituições.

Dentre as instituições participantes, a abertura online das atividades realizada pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), de São Paulo, e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que tem presença em vários estados brasileiros, contou com a participação do DJ Alok. O músico deixou um recado muito especial para Paulinho Duque, jovem assistido pela Apae de Roraima que cantou durante a live ao lado de seu professor de música.

Imagem traz tela de computador dividia com a imagem do jovem Paulinho Duque ao lado da imagem do DJ Alok durante participação em uma das lives da programação da Semana dos Voluntários. Paulinho está olhando para baixo e acompanhado de seu professor de música e de uma familiar. Já Alok está usando boné com a aba virada para trás e sorrindo para a câmera.

Pelo comitê de Curitiba (PR), foi promovida uma oficina prática pela Associação Beneficente Dikaion em que foram ensinadas algumas expressões em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Ainda na região sul, o comitê de Florianópolis (SC) organizou uma palestra sobre a importância e estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência, conduzida pela equipe da Associação Catarinense para a integração do Cego (ACIC).

Pelo Instituto Ana Rosa, em São Paulo, colaboradores voluntários realizaram capacitações para orientar jovens no ingresso ao mercado de trabalho e promoveram também oficinas sobre criação de podcasts, além de conteúdos voltados a temas como empreendedorismo e uso de redes sociais.

Em Belém (PA) houve uma oficina para a criação de hortas pela Associação Colorindo a Vida. Também foi organizada a entrega de mudas plantadas por colaboradores voluntários a crianças atendidas pela Casa do Vovô Nestor, em Campinas (SP).

Esses foram apenas alguns exemplos das atividades que foram organizadas por meios digitais ao longo da programação, entre 7 e 13 de novembro.

Voluntariado digital ganhou relevância em 2020

A Semana dos Voluntários reflete todas as ações que ocorreram ao longo do ano e que só foram possíveis devido ao esforço de todos os colaboradores voluntários, liderados pelos 63 embaixadores do Programa de Voluntariado, que repensaram e planejaram esse grande acontecimento junto à Fundação Telefônica Vivo.

Em 2020, foi preciso fazer uma reformulação e o voluntariado digital ganhou destaque, possibilitando a continuidade do trabalho de assistência a causas sociais a distância. Do acolhimento a idosos por meio de chamadas virtuais até o engajamento na plataforma Game do Bem, que somente na campanha do Resgate Solidário chegou a 39 mil pessoas, por exemplo. É a dedicação de cada colaborador que garante o sucesso de cada ação!

“A Semana dos Voluntários exigiu de nós uma nova forma de abordar a utilização da tecnologia sem deixar de fazer o bem. Tenho muito orgulho do nosso time!”, resumiu Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, ao agradecer o empenho de todos os colaboradores voluntários no encerramento do evento.

Semana dos Voluntários chega a mais de 47 mil pessoas em todo Brasil