Programa de Voluntariado se reinventa e continua beneficiando pessoas mesmo a distância; relembre nossas ações ao longo do ano!
A Semana dos Voluntários acontece de 7 a 13 de novembro e beneficiará 64 instituições em 50 cidades espalhadas pelo Brasil com ações de voluntariado on-line. Com as medidas de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica foi reformulado, ampliando suas ações de voluntariado digital. Nesse sentido, a iniciativa do tradicional Dia dos Voluntários, se transformou pela primeira vez, na Semana dos Voluntários para continuar apoiando as instituições garantindo a segurança de todos por meio de ações digitais.
Com o reforço dado aos canais digitais, o Programa de Voluntariado da Telefônica Vivo passou por uma verdadeira reinvenção. “Desde o começo da pandemia, toda a nossa participação social ficou mais latente. Reforçamos o alcance das plataformas digitais de educação, que são gratuitas, e criamos ações humanitárias com atenção para a área da saúde e segurança alimentar, contando com parceiros como Gerando Falcões, Comunitas e Fiocruz. E no Programa de Voluntariado migramos as ações presenciais para ações à distância e digitais”, resumiu, em uma fala durante evento online realizado em setembro, Luanda Lima, gerente de Comunicação e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.
O programa também realizou este ano diversas iniciativas que estimularam os colaboradores a praticar ações de voluntariado digital. Colaboradores realizaram missões no Game do Bem e realizaram a troca de seus pontos para o Resgate Solidário, que beneficiou 29 instituições apoiadas pelo Programa de Voluntariado.
A plataforma Vivo Valoriza, voltada para os clientes, também esteve engajada e, por meio de troca de pontuação a empresa arrecadou R$ 20 mil, doados para a instituição APAE Brasil. Um grupo de voluntários também fez ligação para idosos e para jovens com deficiência, ambos de instituições já atendidas pela Fundação Telefônica Vivo, proporcionando um momento de interação social, para minimizar a solidão durante a quarentena, entre outras iniciativas.
A Semana dos Voluntários é o ápice de tantas ações de voluntariado digital que ocorreram ao longo dos últimos meses e que só foram possíveis devido ao esforço em conjunto dos 63 embaixadores do Programa, que se dedicaram voluntariamente durante todo ano, junto a Fundação Telefônica Vivo, para repensar e planejar esse grande acontecimento.
A seguir, reunimos com mais detalhes algumas das ações de voluntariado digital realizada até aqui. Relembre!
Voluntários participam de ações sociais virtuais com idosos
O Comitê de Voluntariado de São Paulo estruturou uma série de iniciativas online, o que incluiu visitas online a idosos atendidos pela na Casa dos Velhos Irmã Alice, localizada em Guarulhos (SP). Com ligações, que frequentemente ultrapassaram uma hora, os voluntários criaram momentos de conexão, troca de carinho e acolhimento.
Resgate Solidário contra a Covid-19
Lançado no início de maio, o Resgate Solidário foi uma ação no Game do Bem, plataforma gamificada do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. No total, foi feito um aporte de R$ 530,4 mil, beneficiando 39 mil pessoas em todas as regiões do Brasil. Foram R$ 408 mil destinados diretamente para despesas emergências das instituições. Os demais R$ 122,4 mil só foram possíveis de ser doados graças ao esforço dos jogadores que dedicaram seu tempo participando ativamente das missões do Game do Bem!
Ações de Voluntariado Digital de colaboradores aproximam pessoas
Com ajuda da tecnologia, colaboradores se engajaram em diversas ações online para se aproximar de instituições. A Macarronada Solidária, por exemplo, arrecadou 83 kg de alimentos, fornecendo 664 refeições à APAE de Guarulhos (SP). Além disso, voluntários orientaram jovens que estão entrando no mercado de trabalho e produziram conteúdos audiovisual para apoiar a formação de pessoas com deficiência. No Call Center Solidário, foi feita uma busca ativa por meio de ligações de telefônicas para reunir doações financeiras a instituições de causas variadas.
Campanhas voluntárias mobilizam times e torcidas de futebol
A Torcida Solidária também foi organizada por colaboradores voluntários para arrecadar, por meio de crowdfunding, recursos para aquisição de kits de higiene para um instituição de São Paulo. Na campanha foi criado um concurso cultural que ofereceu como prêmio camisas de times de futebol autografadas por jogadores.