Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade
Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

Sônia Bertocchi, educadora e consultora da Fundação Telefônica Vivo, propõe uma reflexão aos professores do século XXI. Acompanhe!

Aprender e retransmitir o conhecimento é a proposta de Sônia Bertocchi.
Ao longo dos séculos, esses foram os principais comprometimentos do professor. Com a chegada das novas tecnologias de informação, as escolas precisaram repensar as metodologias empregadas.

Sônia Bertocchi, educadora e consultora da Fundação Telefônica Vivo, afirma que essa adaptação não é um processo simples. “Envolve adesão pessoal – muitas vezes por meio de um difícil convencimento – e formação de professores. Mas, conseguimos ver já alguns e bons avanços”, diz.

Segundo Sônia, ao começar a usar a tecnologia como ferramenta na sala de aula, o professor precisa fazer alguns questionamentos sobre seus métodos:

– Proponho atividades a partir dos interesses dos alunos?

– Personalizo o aprendizado e a avaliação, de forma a incrementar o engajamento e os talentos?

– Enfatizo a integração das disciplinas dos alunos, dos contextos e do aprendizado?

– Reconheço alunos como parceiros de cocriação da comunidade, do desenho do aprendizado e para o sucesso de todos?

– Crio oportunidades nos roteiros de estudo para que os estudantes colaborem na construção de conhecimentos?

– Elaboro propostas conectadas aos contextos reais e às questões contemporâneas aos recursos da comunidade e do mundo?

– Uso o potencial das TIC para liberar o aprendizado das convenções e conectar os alunos a novas maneiras de aprender?

A ideia é fazer o educador refletir sobre sua prática antes de impor a tecnologia aos alunos sem avaliar as necessidades pedagógicas.

Para mobilizar a escola

Veja o passo a passo indicado por Sônia Bertocchi para os educadores que tomarem a decisão de integrar as novas tecnologias nas salas de aula:

– Escolha o tema a ser estudado adequado ao projeto da escola.

– Alinhe com os outros docentes a definição de objetivos e o planejamento das atividades.

– A escolha de estratégias de mediação psicológica e do processo de avaliação também deve ser conjunta.

– Analise as necessidades pedagógicas: tudo precisa fazer sentido!

– Selecione os recursos tecnológicos e defina o modo de uso do recurso colaborativamente.

– Por fim, não se esqueça de mobilizar todos os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo.

O post Sônia Bertocchi propõe uma reflexão aos professores do século XXI apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Sônia Bertocchi propõe uma reflexão aos professores do século XXI
Sônia Bertocchi propõe uma reflexão aos professores do século XXI