Sônia Bertocchi, educadora e consultora da Fundação Telefônica Vivo, propõe uma reflexão aos professores do século XXI. Acompanhe!

Aprender e retransmitir o conhecimento é a proposta de Sônia Bertocchi.
Ao longo dos séculos, esses foram os principais comprometimentos do professor. Com a chegada das novas tecnologias de informação, as escolas precisaram repensar as metodologias empregadas.

Sônia Bertocchi, educadora e consultora da Fundação Telefônica Vivo, afirma que essa adaptação não é um processo simples. “Envolve adesão pessoal – muitas vezes por meio de um difícil convencimento – e formação de professores. Mas, conseguimos ver já alguns e bons avanços”, diz.

Segundo Sônia, ao começar a usar a tecnologia como ferramenta na sala de aula, o professor precisa fazer alguns questionamentos sobre seus métodos:

– Proponho atividades a partir dos interesses dos alunos?

– Personalizo o aprendizado e a avaliação, de forma a incrementar o engajamento e os talentos?

– Enfatizo a integração das disciplinas dos alunos, dos contextos e do aprendizado?

– Reconheço alunos como parceiros de cocriação da comunidade, do desenho do aprendizado e para o sucesso de todos?

– Crio oportunidades nos roteiros de estudo para que os estudantes colaborem na construção de conhecimentos?

– Elaboro propostas conectadas aos contextos reais e às questões contemporâneas aos recursos da comunidade e do mundo?

– Uso o potencial das TIC para liberar o aprendizado das convenções e conectar os alunos a novas maneiras de aprender?

A ideia é fazer o educador refletir sobre sua prática antes de impor a tecnologia aos alunos sem avaliar as necessidades pedagógicas.

Para mobilizar a escola

Veja o passo a passo indicado por Sônia Bertocchi para os educadores que tomarem a decisão de integrar as novas tecnologias nas salas de aula:

– Escolha o tema a ser estudado adequado ao projeto da escola.

– Alinhe com os outros docentes a definição de objetivos e o planejamento das atividades.

– A escolha de estratégias de mediação psicológica e do processo de avaliação também deve ser conjunta.

– Analise as necessidades pedagógicas: tudo precisa fazer sentido!

– Selecione os recursos tecnológicos e defina o modo de uso do recurso colaborativamente.

– Por fim, não se esqueça de mobilizar todos os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo.

O post Sônia Bertocchi propõe uma reflexão aos professores do século XXI apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Sônia Bertocchi propõe uma reflexão aos professores do século XXI