Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O Technovation Programaê!, maior competição do global para meninas na área de tecnologia, definiu as classificadas finalistas da regional paulista.

O Technovation Programaê! definiu os projetos selecionados em São Paulo

O Technovation Programaê!, maior competição do global para meninas na área de tecnologia, definiu na noite de 29 de abril, em evento realizado em São Paulo, as classificadas da regional paulista que seguem na disputa junto de outros grupos espalhados pelo Brasil por um lugar no World Pitch, a apresentação com representantes de todo o mundo na Califórnia, em junho.

Após passarem pela avaliação do júri presente no Centro Cultural São Paulo e considerando também os pré-requisitos para a apresentação dos projetos, dez trabalhos – aplicativos para celular e tablet que buscam impactar a sociedade – tiveram a chance de se apresentar diante de cinco especialistas que avaliaram as iniciativas e definiram os três classificados.

Entre as estudantes de Ensino Médio, foram selecionados dois projetos: em primeiro lugar, o Civit, onde cidadãos reportam ocorrências pela cidade que são notificadas aos órgãos públicos responsáveis; e em segundo o GuardianAngel, um app para troca de informações sobre pessoas desaparecidas.

Já no Ensino Fundamental, o representante paulista é o Fazendo a Diferença, que mistura um game de conscientização sobre tratamento de recicláveis com a informação, pela localização residencial, do horário em que a coleta passará pela casa do usuário.

 

 

“Ver os aplicativos funcionando é muito especial. O nosso estudo recente, o Visões de Futuro + 15, mostra que a tecnologia está mudando a área de educação, personalizando o conhecimento. Mostra que o jovem já acredita que pode, sozinho, ter o poder de transformar o mundo e está também aumentando o conceito de colaboração. Coisas que podemos ver aqui hoje”, afirmou a diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo, Gabriela Bighetti, em painel dirigido às participantes.

“Que bom que nós, mulheres, estamos acreditando em mudar o nosso espaço, a nossa comunidade”, completou a diretora de tecnologia da Estácio de Sá, Lindália Reis.

As apresentações e o anúncio das classificadas contou com a presença de familiares, professoras, mentoras e até meninos na torcida, que não perderam a oportunidade de apoiar as colegas de escola. “Eu vim ajudar o grupo das minhas amigas e espero que com esse projeto aumente a participação delas neste mercado, porque a gente já tem o nosso”, disse o estudante Mateus Bernardes.

A Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann por meio do projeto Programaê! acreditam neste movimento de disseminação da programação entre mulheres, abrindo a possibilidade de que elas se tornam empreendedoras na área de tecnologia.

 

Conheça os aplicativos selecionados:

 

Civit

https://youtube.com/watch?v=QhnCSIm1UJ0%3Ffeature%3Doembed

 

GuardianAngel

https://youtube.com/watch?v=R0NQvGnunHM%3Ffeature%3Doembed

 

Fazendo a Diferença

https://youtube.com/watch?v=nwD68ZczPOM%3Ffeature%3Doembed

Technovation Programaê! define projetos selecionados em São Paulo
Technovation Programaê! define projetos selecionados em São Paulo