Logo EnlighTed está chegando | Dias 19, 20 e 21 de outubro | Inscreva-se agora!

O Technovation Programaê propõe inspirar garotas jovens a solucionar problemas reais através da programação. Este desafio será promovido na Campus Party 2015

Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo

O Technovation Programaê propõe inspirar garotas jovens a solucionar problemas reais e sociais, através da criação de aplicativos e o desenvolvimento de um plano de negócios para o mercado. Este desafio, que é a maior competição do mundo para meninas em tecnologia, será promovido na Campus Party 2015. O projeto, que é resultado da parceria entre o Programaê e o Technovation Challenge, já acontece em 45 países e chega pelo 2° ano ao Brasil.

As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia, mas não participam de sua criação. O Technovation Programaê quebra estereótipos e mostra que a programação é uma ferramenta poderosa, e capaz de resolver problemas, desde contratempos diários até questões complexas do mundo.

A primeira fase consiste na formação de grupos de até 5 meninas que tenham como característica a curiosidade, a persistência e a criatividade, na faixa etária entre 10 a 18 anos, sem experiência prévia com programação. As participantes, auxiliadas por uma coordenadora e uma mentora, trabalharão em times na divisão de Ensino Fundamental e Médio, para desenvolver um aplicativo que solucione um problema real, durante 12 semanas. Os times usarão uma plataforma opensourcing do MIT Inventor para construir seus protótipos.

O perfil das mentoras são mulheres com experiência profissional em tecnologia, engenharia, negócios e/ou empreendedorismo, comunicação, marketing e áreas afins, e não necessariamente precisam conhecer sobre programação. Em vez disso, elas aprendem em conjunto com suas equipes e sua missão é inspirar, incentivar, motivar e manter a equipe viva e envolvida com o projeto quando se deparam com dificuldades, além de estimular as meninas a serem empreendedoras, e se sentirem confortáveis para aprender sobre novas tecnologias. As mentoras recebem um treinamento, 1 a 2 horas por semana durante fevereiro e abril de 2015, além de material de treinamento e participação em hangouts, e aprendem sobre plano de negócios e código do app.

No final de abril acontecem as apresentações regionais dos projetos. As finalistas irão ao Vale do Silício para apresentar seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial. O time vencedor ganha U$ 10.000 em financiamento. Além disso, elas passam a fazer parte de uma rede de contatos e recursos para ajudar a seguir na trajetória empreendedora. Os critérios de avaliação são originalidade, poder de alcance e transformação social. As inscrições para meninas, mentoras e coordenadores vão até dia 23 de fevereiro, pelo site http://www.technovationchallenge.org/brasil.

O Programaê, movimento liderado pela Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo em prol da disseminação da programação, se orgulha de fazer parte deste projeto e de inspirar crianças e jovens a se tornarem criadores e inventores para uma nova geração de empreendedores.

O post Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo