Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Logo EnlighTed está chegando | Dias 19, 20 e 21 de outubro | Inscreva-se agora!

O Technovation Programaê propõe inspirar garotas jovens a solucionar problemas reais através da programação. Este desafio será promovido na Campus Party 2015

Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo

O Technovation Programaê propõe inspirar garotas jovens a solucionar problemas reais e sociais, através da criação de aplicativos e o desenvolvimento de um plano de negócios para o mercado. Este desafio, que é a maior competição do mundo para meninas em tecnologia, será promovido na Campus Party 2015. O projeto, que é resultado da parceria entre o Programaê e o Technovation Challenge, já acontece em 45 países e chega pelo 2° ano ao Brasil.

As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia, mas não participam de sua criação. O Technovation Programaê quebra estereótipos e mostra que a programação é uma ferramenta poderosa, e capaz de resolver problemas, desde contratempos diários até questões complexas do mundo.

A primeira fase consiste na formação de grupos de até 5 meninas que tenham como característica a curiosidade, a persistência e a criatividade, na faixa etária entre 10 a 18 anos, sem experiência prévia com programação. As participantes, auxiliadas por uma coordenadora e uma mentora, trabalharão em times na divisão de Ensino Fundamental e Médio, para desenvolver um aplicativo que solucione um problema real, durante 12 semanas. Os times usarão uma plataforma opensourcing do MIT Inventor para construir seus protótipos.

O perfil das mentoras são mulheres com experiência profissional em tecnologia, engenharia, negócios e/ou empreendedorismo, comunicação, marketing e áreas afins, e não necessariamente precisam conhecer sobre programação. Em vez disso, elas aprendem em conjunto com suas equipes e sua missão é inspirar, incentivar, motivar e manter a equipe viva e envolvida com o projeto quando se deparam com dificuldades, além de estimular as meninas a serem empreendedoras, e se sentirem confortáveis para aprender sobre novas tecnologias. As mentoras recebem um treinamento, 1 a 2 horas por semana durante fevereiro e abril de 2015, além de material de treinamento e participação em hangouts, e aprendem sobre plano de negócios e código do app.

No final de abril acontecem as apresentações regionais dos projetos. As finalistas irão ao Vale do Silício para apresentar seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial. O time vencedor ganha U$ 10.000 em financiamento. Além disso, elas passam a fazer parte de uma rede de contatos e recursos para ajudar a seguir na trajetória empreendedora. Os critérios de avaliação são originalidade, poder de alcance e transformação social. As inscrições para meninas, mentoras e coordenadores vão até dia 23 de fevereiro, pelo site http://www.technovationchallenge.org/brasil.

O Programaê, movimento liderado pela Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo em prol da disseminação da programação, se orgulha de fazer parte deste projeto e de inspirar crianças e jovens a se tornarem criadores e inventores para uma nova geração de empreendedores.

 

O post Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo
Technovation Programaê inspira jovens meninas em maior competição do mundo