Em parceira com o Canal Futura, a série Janelas de Inovação mostra experiências educativas inovadoras nas cinco regiões do Brasil.

O que uma escola sem muros e aberta à comunidade tem em comum com educadores que escolhem dar aulas pelo Youtube? E o que as duas experiências têm a ver com uma escola que adota a meditação dentro de sua grade curricular? Elas são formas de inovar na educação, mostrando que criatividade e uso de novas ferramentas pedagógicas que podem alterar profundamente o aprendizado no Brasil.
Essas e outras iniciativas mapeadas nas cinco regiões do país estão na série documental Janelas da Inovação, que estreia dia 20 de abril (quinta, às 22h) no Canal Futura. Produzida em parceira com a Fundação Telefônica Vivo e apresentada pela filósofa Viviane Mosé, Janelas de Inovação mostrará 40 episódios dirigidos por jovens participantes dos projetos Geração Futura Universidades – programa de duas semanas de imersão de jovens no funcionamento do Canal Futura – e Curtas Universitários – edital de videojornalismo que financia curtas de estudantes.

caption id=”” align=”aligncenter” width=”736″

Alunos da Escola Janela, de Goiás, retratada na série Janelas de Inovação

Alunos da Escola Janela, de Goiás, a primeira retratada na série

/caption

Exibido semanalmente, os episódios terão reprises aos domingos e às segundas-feiras. Os capítulos estimulam outras formas de olhar para a educação contemporânea. “O Janelas de Inovação traz ideias enriquecedoras e criativas que podem servir como inspiração para outras experiências educacionais. São iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, que têm distantes realidades e necessidades. Além disso, é interessante conhecer essas propostas através do olhar dos jovens produtores, porque eles são conectados e estão em contato com todo tipo de inovação”, diz o diretor do Canal Futura, João Alegria.
Há mais de 15 anos a Fundação Telefônica Vivo aposta na cultura digital, no protagonismo juvenil e em empreendedorismo para transformar o cenário da educação brasileira. Como relata o diretor da Fundação, Americo Mattar: “A parceria com o Canal Futura reforça o compromisso da Fundação Telefônica Vivo de promover o protagonismo de professores, alunos e da comunidade por meio da formação de educadores, criação de conteúdos e conexão entre famílias, comunidade e escola”.

caption id=”” align=”aligncenter” width=”736″

Alunos da Escola Janela, de Goiás, retratada na série Janelas de Inovação

Jovens diretores mostram seu olhar sobre a educação

/caption

O episódio que abre a série conta a história da Escola Janela, uma unidade de ensino em Goiás. Ela é um exemplo de experiência inovadora e sintetiza o ideal de escola integrada ao seu entorno, onde o importante é que cada aluno se fortaleça como indivíduo e membro ativo de sua comunidade.
Além de serem exibidos semanalmente pelo Canal Futura, os episódios também poderão ser acessados por meio do site (www.fundacaotelefonica.org.br/janelasdeinovacao), com mais informações sobre os episódios dessa série que abre janelas, mentes e horizontes para a educação do Brasil.

Janelas de Inovação

Estreia: 20 de abril (quinta-feira), às 22h

Exibição: quintas-feiras, às 22h

Reprises: Domingo, às 7h45 e segunda-feira, às 10h30