Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Especialista esclarece alguns dos principais questionamentos sobre o uso correto da internet, de celulares e computadores. Confira!

#Estudantes#PenseGrandeTech#TecnologiasDigitais

Imagem mostra uma mesa com diversos aparelhos eletrônicos como celulares, tablet e a o monitor de um computador. Os três aparelhos de celular estão conectados a cabos e estão sendo carregados em tomadas

A cada ano que passa, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Por exemplo, o celular é um aparelho usado pela maior parte dos brasileiros. De acordo com pesquisa do IBGE, 79,3% da população com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet.

Nesse sentido, esse equipamento tão necessário é utilizado para as mais diferentes finalidades: como despertador, para estudar, trabalhar, conversar com familiares e amigos, assistir filmes e séries, entre outras. Por outro lado, ele também é uma das principais vítimas dos mitos e verdades sobre o uso da tecnologia. Afinal, quem nunca se perguntou se é prejudicial usar o celular enquanto a bateria está sendo carregada?

O mundo da tecnologia está cercado de dúvidas como essa. São informações muitas vezes não confirmadas que se espalham com facilidade e rapidez.

“Sempre foi importante nos cercarmos de boas referências e fontes. De pesquisarmos antes de assumirmos como verdade um certo ponto de vista. Estudar me ajudou a transformar dúvidas em certezas, certezas em ações e ações em novos aprendizados. Nosso papel não é replicar as coisas na velocidade que recebemos. Nós temos capacidade cognitiva de analisar e entender. O entendimento só vem do questionamento e o questionamento leva ao aprendizado”, afirma Fernando Panissi, executivo de tecnologia, especialista em inovação e transformação digital.

Selecionamos alguns dos principais questionamentos feitos sobre o tema e contamos com o apoio de Fernando para esclarecer essas dúvidas. Confira abaixo!

1- Carregar o celular por muito tempo estraga a bateria?

Não estraga. Mas não faz muito sentido manter o aparelho conectado quando está com a carga completa. As baterias têm a capacidade de absorver novas cargas. Com o uso e, principalmente, com o tempo, elas passam a segurar por menos tempo a carga, bem como podem demorar mais para carregar.

Usar o celular enquanto ele carrega pode gerar um superaquecimento do aparelho, que naturalmente esquenta enquanto carrega. E dependendo do aplicativo em uso, pode elevar significativamente a temperatura.

2- Esvaziar a lixeira do computador ou do celular apaga os dados permanentemente?

Os arquivos são efetivamente apagados. Entretanto, existem programas que conseguem recuperar esses arquivos, pois eles deixam rastros (fragmentos) nas unidades de armazenamento dos computadores. Mas o processo não é simples e não é garantido que os arquivos serão recuperados.

Caso vá usar um programa desses, convém pesquisar bem o seu funcionamento e a opinião de quem já usou. Além disso, deve-se baixar o arquivo de sites confiáveis e usar com bastante critério e cuidado.

3- Navegar de modo privado na internet mantém o usuário completamente anônimo?

Não. O modo anônimo permite apenas que você faça uso do navegador sem que os sites tenham acesso aos cookies, sessões e dados de site que existem no navegador normal. Além disso, as páginas abertas não entram para o histórico de navegação do computador.

O modo anônimo é muito útil quando você usa um computador público ou compartilhado, para garantir que seus dados não sejam salvos ou fiquem à disposição do próximo a usar a máquina. Assim, basta fechar a janela anônima e todos os dados ali registrados são apagados.

O comportamento, do ponto de vista dos sites, é como se você tivesse feito o primeiro acesso da sua vida. Uma vez que você se identifica (login e senha), o site passa a reconhecer aquela navegação como sua. As informações para rastreio, como endereço IP, nome do navegador, sistema operacional, dentre outras, são visíveis pelos sites.

A navegação anônima é muito mais uma garantia para você poder compartilhar o uso do computador com privacidade do que garantir sua privacidade on-line.

4- As ondas dos celulares podem causar doenças, como o câncer?

A esmagadora maioria dos estudos científicos publicados nas últimas décadas não apontam o celular como causador de câncer no cérebro. Um fator importante que ajuda a entender esse fato é o crescimento exponencial na posse e uso desses equipamentos nos últimos 15 anos e a quantidade de pessoas que têm algum tipo de tumor no cérebro.

Claro que toda nova tecnologia, ou o novo uso de tecnologias descobertas há muito tempo, sempre gera mitos e especulações. Vale pesquisar informações em fontes confiáveis. E nesse caso, publicações científicas feitas em revistas reconhecidas ou publicações em sites de universidades.

5- Dois antivírus funcionam melhor do que um no computador?

Definitivamente, não. O efeito é deixar o computador mais lento. O mais importante é manter o antivírus sempre atualizado. É preciso entender que um antivírus protege a máquina de vírus conhecidos e estudados, a ponto de termos uma solução ou barreira computacional para ele.

O comportamento ao usar o computador ou o celular é o que aumenta ou reduz o risco de ser infectado por um vírus. Tomar cuidado com os links que são abertos, não acreditar em qualquer tipo de promoção ou oferta, observar com atenção o remetente do e-mail ou mesmo quem te mandou um link no WhatsApp.

6- Computadores não precisam ser desligados todos os dias?

Não vejo isso como uma questão de necessidade, mas de uso adequado do equipamento, também preservar o meio ambiente e o bolso de quem paga a conta de energia. Se o equipamento tiver períodos muito longos sem uso, não faz sentido mantê-lo ligado.

Há quem acredite que o computador por muito tempo ligado fique mais lento. Essa afirmação pode ser considerada plausível pois alguns programas não fazem uma limpeza adequada de memória e depois de muito tempo em uso acabam deixando o computador mais lento.

Minha dica é: precisou, liga. Acabou de usar, desliga.

7- Usar o celular enquanto ele está sendo carregado pode prejudicar o aparelho?

Existem alguns poucos riscos ao usar o telefone enquanto ele carrega, desde pequenos choques até mesmo o aparelho pegar fogo por uma sobrecarga elétrica ou de calor. A maioria dos casos nesse sentido, que são poucos frente ao número de celulares em uso no mundo, são, geralmente, de pessoas usando carregadores ou cabos falsificados ou de má qualidade e em situações de clima extremo (chuva forte e com raios).

Mesmo sendo um risco muito pequeno, vale desligar o celular da tomada sempre que for atender uma ligação. Se for só para responder uma mensagem ou ver uma informação rápida, não tem problema algum.

O que importa mesmo é deixar o celular quieto carregando e curtir um pouco o mundo real!

O que é mito e o que é verdade quando o assunto é tecnologia?
O que é mito e o que é verdade quando o assunto é tecnologia?