Ao analisar o quão rápido a tecnologia está avançando hoje, a previsão para daqui alguns anos é de que qualquer objeto estará conectado 24h à rede digital. A web, por outro lado, será o epicentro de uma revolução sem precedentes, com a ajuda de uma sociedade ciente dos atos e seus reflexos, fruto de uma nova leva de cidadãos digitais – ressignificando o voluntariado, criando a era do Voluntivismo.
Na era do Voluntivismo, o uso da rede pelas massas não é apenas voltado para o lazer, mas é feito de forma consciente. Essa consciência, inclusive, seria fruto de uma geração autodidata, completamente inserida nesse modelo digital totalmente conectado.
A rede aparece aqui como um espaço e ferramenta para solucionar problemas, desde os menores até os maiores. O cyber espaço funciona como uma grande consciência coletiva e o Voluntivismo como um movimento que resolve as questões de dentro para fora, reestabelecendo o equilíbrio entre as coisas.
Seguindo este modelo, todos são ativistas e não há um limite entre o virtual e o presencial.
Assista abaixo o vídeo produzido sobre o assunto:

Visões de Futuro+15: Voluntivismo – Como será o engajamento social no futuro?