Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O painel Você é o Dono do Trampo! levou ainda mais interatividade para o RIA Festival e debateu o EUpreendedorismo.

Painel leva interatividade para o RIA Festival

Ainda no primeiro dia do RIA Festival 2014 o painel “Você é o dono do trampo” levou ainda mais interatividade para a Casa das Caldeiras.
Os convidados para debater o tema foram Eduardo Lyra, fundador do projeto Gerando Falcões; Marcelo Rosenbaum, arquiteto e dono do escritório Rosenbaum ® e Nathalie Trutmann, Diretora de Inovação – FIAP. Eles expuseram suas opiniões sobre o tema sob a mediação de Eduardo Seidenthal, fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações focadas no EUpreendedorismo.
O painel foi espaço para os convidados contarem suas experiências e demonstrarem que na prática, a a vontade e a colaboração são capazes de transformar não só a vida do empreendedor, mas também de toda a sua comunidade e seu entorno.
Marcelo Rosenabum falou sobre seu escritório Rosenbaum ®, que busca as origens do design verdadeiramente brasileiro no artesanato tradicional de comunidades afastadas dos grandes centros. O trabalho da sua empresa é de identificá-las e, em parceria com a população local, repensar os objetos do mesmo e transformá-los em obras passíveis de serem vendidas para todo o mundo. Isso transforma tanto a vida dessas comunidades quanto a vida do empreendedor, além de engrandecer o nome do Brasil no cenário internacional de design.
Já Nathalie Trutmann contou sua experiência como empreendedora no meio da Educação. Segundo a mesma, sua paixão pela inovação na educação a levou a repensar os modelos, buscando aproximar ajudar seus alunos a empreender ela melhorou a própria capacidade de empreender. Sua busca por modelos educacionais mais inspiradores a levou a idealizar a plataforma brasil20.org, um lugar digital para que aspirantes a empreendedores se inspirem.
Um dos eixos da Pesquisa Juventude Conectada foi levantado: a Educação. Segundo Eduardo Lyra,Quando você deságua cultura num lugar, ele se transforma. E isso acontece principalmente nos lugares mais carentes.” Esse é o pressuposto que ele utiliza no Projeto Gerando Falcões, desenvolvido nas periferias com o intuito de ajudar os jovens a empreender.
Pelo nível da discussão nas redes sociais e na plateia foi possível perceber que grande parte dos presentes deseja empreender algum dia e esse debate foi um ponto de partida para que isso se torne realidade.

Você é o dono do trampo!
Você é o dono do trampo!